Como fazer vasos de concreto em casa

Usando apenas cimento e recipientes plásticos facimente encontrados em casa mesmo, você pode criar jarros modernos e naturais em apenas um fim de semana. O resultado vai causar um grande impacto no seu jardim ou varanda sem impactar no seu orçamento.

Image by Tim & Mary Vidra

Assista ao passo a passo em vídeo

*O cimento Portland pode ser encontrado em lojas de materiais de construção. Ele é um pó frequentemente usado em misturas com pequenas pedras e/ou areia para fazer a maioria dos tipos de concreto e argamassa.

Com os recipientes de plástico de diferentes tamanhos e formas você cria as formas básicas de cada vaso. Você vai precisar de uma vasilha maior para fazer a base e uma menor, para colocar dentro. A menor vai servir para criar a cavidade do jarro.

Image by Tim & Mary Vidra

Busque pela cada recipientes de uso diário, além de jarros plásticos descartados de lojas de jardinagem locais ou tigelas de uso único e baldes da loja de R$ 1,99. Como os vasos vão ficar com a forma do recipiente maior, procure recipientes com padrões do lado de fora para dar formas interessantes ao trabalho final.

Aplique uma camada de spray de cozinha no interior do recipiente maior, que vai servir como base para o projeto. Isso vai facilitar o processo de remoção do cimento endurecido e moldado quando ele começar a secar.

Image by Tim & Mary Vidra

Misture uma parte de água para cada duas partes de cimento num balde de 4 L de pintura. Use uma enxada para mexer até a mistura ganhar uma consistência uniforme para trabalhar.

Image by Tim & Mary Vidra

Encha o recipiente maior até 2/3 da altura com a mistura de cimento. Trabalhe rápido, pois o cimento vai começar a solidificar dentro dos próximos cinco a 10 minutos. Aplique uma camada de spray de cozinha no exterior da vasilha menor e empurre com cuidado dentro do recipiente com cimento até a mistura subir até a borda do recipiente maior.

Image by Tim & Mary Vidra

Use um tijolo ou outro objeto pesado para fazer peso no interior da vasilha menor. Do contrário, ela vai subir aos poucos até a superfície durante o processo de secagem.

Image by Tim & Mary Vidra

Deixe o cimento moldado descansar e secar durante a noite. Quando estiver moldado e parcialmente seco, remova os recipientes de plástico. Puxe com cuidado as bordas dos recipientes, balançando para frente e para trás se necessário até o cimento escorregar para fora.

Image by Tim & Mary Vidra

Deixe os jarros de concreto secarem por mais dois ou três dias, dependendo do tamanho. Vasos maiores consequentemente precisarão de mais tempo para secar.

Lixe quaisquer bordas ásperas, bolhas e lascas na superfície do jarro usando uma lixa de grão médio.

Image by Tim & Mary Vidra

O cimento natural tem uma superfície porosa. Por isso, fazer buracos de drenagem é um passo opcional nesta etapa. Perfure a base de cada jarro usando uma broca específica para alvenaria.

Plante flores novas, suculentas ou ervas nos vasos de concreto, preenchendo levemento com terra para jarro até a planta ficar estável e segura.

Image by Tim & Mary Vidra
Image by Tim & Mary Vidra

Regue as plantas recém plantadas e deixe-as assentar ao sol enquanto se acostumam ao novo ambiente.

Image by Tim & Mary Vidra

Use os vasos como centro de mesa no terraço ou dentro de casa para dar um charme natural a um canto da casa ou leve com você à inauguração da nova casa de um amigo ou parente como um presente caseiro cheio de personalidade.

Em busca de mais ideias para projetos de decoração? Aprenda a decorar vasos de argila com mosaicos [em inglês], fazer jarros em formato de coelho [em inglês] usando papelão reciclado ou estes suportes geométricos de concreto [em inglês].

Mais recentes

×