Como fazer um lago com resina de fibra de vidro

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Lagos de fibra de vidro são populares porque são duráveis. Esse material é razoavelmente fácil de trabalhar e pode ser aplicado em camadas, de modo a ficar saturado com a resina catalizada. Quanto mais camadas de material forem usadas, mais forte e grosso será o acabamento da fibra de vidro. Pode-se também pintar a superfície do lago com gel coat, uma tinta de resina de fibra de vidro que precisa de um catalizador para endurecer, na cor desejada. Os suprimentos para a construção de um lago de fibra de vidro podem ser encontrados nas lojas de materiais de construção.

Passo 1

Use uma pá para cavar o lago na profundidade e formato desejado. Compacte a terra solta das laterais e do fundo do lago com uma pá e os pés. Borrife levemente a terra com uma mangueira de jardim para firmar e dar uma boa base. Deixe secar.

Passo 2

Cubra toda a superfície do buraco usando um forro flexível para lagos. Use tesoura de trabalhos pesados para cortá-lo na medida, deixando espaço para que afunde com a aplicação da fibra de vidro.

Passo 3

Coloque a borda do forro no nível da terra nivelada e coloque pesos de 2,2 kg no topo do forro em toda a borda do perímetro do lago. Use quantos forem necessários para prendê-lo no lugar.

Passo 4

Corte uma camada de manta de fibra de vidro que cubra completamente a superfície do lago usando a tesoura. Corte tantas emendas quantas forem necessárias para evitar que a manta se amontoe. Utilize a primeira camada como molde e corte mais cinco do mesmo tamanho.

Passo 5

Adicione o catalisador a um balde de resina seguindo as recomendações da embalagem. Misture a resina catalisada com uma vareta, mexendo por um minuto. A fibra de vidro usa o peróxido de metil-etil-cetona como catalisador, que reage quimicamente com a resina e faz com que ela endureça .

Passo 6

Molhe a superfície do forro com a mistura de resina utilizando um rolo de feltro. Aplique a primeira camada completa da manta e sature-a com resina usando o rolo de feltro. Quando toda a camada estiver encharcada, remova todas as bolhas de ar aprisionadas utilizando um cilindro de ar. Siga esse processo para cada uma dos próximas cinco camadas de manta e deixe a fibra de vidro endurecer.

Passo 7

Coloque um respirador e moa a fibra de vidro, para que fique nivelada com o solo em torno do lago, usando uma lixadeira elétrica com um disco de lixa grossa. Lixe a superfície da fibra de vidro usando lixa 100 e uma lixadeira de palma. Limpe a poeira usando uma vassoura e uma pá.

Passo 8

Prepare a superfície da fibra de vidro para o gel coat , limpando-a com panos limpos e acetona. Deixe a acetona secar.

Passo 9

Adicione catalisador a um pequeno balde de gel coat, seguindo as recomendações da embalagem. Misture completamente o gel coar e o catalisador usando uma vareta.

Passo 10

Aplique o gel coat pesadamente sobre a fibra de vidro usando um rolo de feltro. Deixe a primeira camada endurecer e aplique uma segunda, também grossa. Deixe endurecer por 24 horas antes de encher o lago com água.

Mais recentes

×