×
Loading ...

Componentes eletrônicos passivos e ativos

Os dois tipos básicos de componentes eletrônicos que existem são passivos e ativos. Os ativos requerem energia extra para funcionar, já os passivos não. Por exemplo, um componente passivo é como o interruptor de ignição da chave em um carro, já o ativo é como um acionador remoto de partida de carro que precisa de uma segunda e menor bateria para funcionar. A maioria dos circuitos eletrônicos contém componentes ativos e passivos, e as fontes de energia são projetadas de acordo com isso.

O interruptor de ignição do carro é um exemplo de componente eletrônico passivo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Semicondutores

A maioria dos componentes ativos são semicondutores que operam "pegando" uma pequena quantidade de energia da fonte de energia do circuito. Dentro de um semicondutor, uma barreira divide as partículas carregadas positivamente e negativamente. Essa barreira precisa ser "quebrada" pelas partículas carregadas, ou eletricidade, para fluir. Uma pequena quantidade de tensão, chamada de tensão de "polarização", é necessária para quebrar a barreira e "ligar" o semicondutor.

Loading...

O diodo

O diodo age como um interruptor eletrônico e é a forma mais simples de um semicondutor. Quando o diodo "liga", a eletricidade flui, e quando ele "desliga", a eletricidade é bloqueada. Para essa operação de ligar/desligar, o diodo exige uma polarização de 0,7 V para quebrar a barreira interna. Por exemplo, quando um nível de 5 V é fornecido ao diodo, ele usa 0,7 V, e o 4,3 V restante é deixado para o consumo do circuito.

Componentes passivos

Normalmente, qualquer coisa que não exija uma tensão de polarização é um componente passivo. Em outras palavras, qualquer componente que não seja um semicondutor é passivo. Os componentes passivos só precisam ser conectados no circuito adequado para funcionar corretamente. Exemplos comuns de componentes passivos são resistores, capacitores, indutores e transformadores. Muitas vezes, esses componentes são referidos como "analógicos".

Ativo e passivo combinado

No geral, os componentes ativos requerem uma tensão de polarização para quebrar a barreira interna e "ligá-los". Exemplos comuns são os diodos, LEDs, transistores e circuitos integrados ou chips. Esses componentes são às vezes referidos como "digitas". Na maioria dos circuitos, os componentes passivos são combinados com os ativos para fornecer uma operação eficiente e segura do circuito. Por exemplo, os resistores estão muitas vezes conectados aos pinos de um circuito integrado para limitar a corrente de entrada.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...