×
Loading ...

Comportamento social do tigre

Os tigres são os maiores gatos da atualidade. Há oito subespécies, todos os quais vivem nas áreas florestais da Ásia. Eles se alimentam exclusivamente de carne. São animais solitários, mas, apesar disso, têm uma estrutura social única.

Tigres estão em perigo de extinção porque seu habitat está sendo destruído (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Territorialidade

Cada tigre mantém um grande território. Ele varia em tamanho de 20 quilômetros quadrados a mais de 518 quilômetros quadrados, dependendo de como a área é rica em presas. Os machos têm territórios maiores que os das fêmeas. Os tigres nunca dividem suas áreas com outros tigres do mesmo sexo, com exceção das mães com seus filhotes. Os machos sobrepõem seus territórios com os de várias fêmeas para que possam acasalar.

Loading...

Familiaridade

Embora a maioria dos tigres, especialmente os machos, protejam de forma feroz seus territórios, de vez em quando eles demonstram mais tolerância com os outros. Eles muitas vezes reconhecem seus parentes, provavelmente pelo cheiro, e, às vezes, compartilham refeições. Os machos também dividem suas presas com fêmeas e filhotes. Diferentemente da maioria dos outros felinos grandes, os machos realmente deixam que as mães e crias comam primeiro.

Acasalamento e filhotes

Como o território de uma fêmea pode se sobrepor ao de vários machos, ela pode escolher com qual macho acasalar. Quando há uma luta, a fêmea cruza com o vencedor. Depois de aproximadamente 100 dias, ela dá à luz de um a sete filhotes. Normalmente, são dois ou três. Os filhotes mamam até os 6 meses de idade e abandonam a mãe aos 2 anos. Muitos, especialmente do sexo feminino, tomam territórios adjacentes ao de sua mãe.

Outras interações

Os tigres preferem evitar os outros em vez de combatê-los. No entanto, os machos lutarão ferozmente sobre o direito de acasalar com uma fêmea. Eles frequentemente sibilam ou rugem para quem não é bem-vindo, enquanto ronronam ou rosnam para mostrar que está tudo bem ou para demonstrar que querem acasalar. Um tigre também manda mensagens com a marcação de cheiro e marcas de arranhões nos limites do seu território.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...