Consequências da ingestão de grãos de café
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Existem diversas razões pelas quais as pessoas bebem café regularmente. Ele é conhecido há séculos por induzir loquacidade, agilidade e criatividade. Colocar uma pitada de grãos moídos sobre o sorvete ou comer um pouco de chocolate coberto com grãos de café é normal e não irá transformá-lo em um viciado em cafeína ou deixá-lo doente. Contudo, comer grãos de café inteiros é a forma mais eficaz de permitir que a cafeína entre na sua corrente sanguínea e traga com si efeitos negativos quando consumido em grandes dosagens ou regularmente.
Estômago
O café tem alto grau de acidez. Comer seus grãos regularmente pode causar dores estomacais.
Ondas de calor
As ondas de calor pelo corpo inteiro podem ser consequências de comer grãos de café. A cafeína faz seu corpo pensar que tem mais energia, então você sente a necessidade de queimá-la. Dessa maneira, o corpo entra em colapso porque pensa que o fornecimento de energia está baixo.
Perda de habilidade motora
A perda de habilidade motora ou inabilidade de fazer tarefas normais podem acontecer quando muitos grãos de café forem ingeridos. É fácil ter uma overdose de café quando muitos grãos são consumidos, graças à alta concentração de cafeína.
Exaustão
Sintomas de exaustão, fadiga, febre e aumento de frequência cardíaca podem ocorrer quando altas doses de cafeína são consumidas através dos grãos de café. Também, uma vez que há perda de habilidade motora, ela pode vir acompanhada de náusea e fadiga.
Vício
As pessoas que normalmente não bebem café ou têm alguma doença cardíaca podem sofrer o risco de um ataque cardíaco se beberem muito café. Se a cafeína ou agilidade é desejada, alternativas para o café são erva-mate ou outros chás.
Referências
Sobre o Autor
Based in Ann Arbor, Mich., Robin Coe has reported on a variety of subjects for more than 15 years. Coe has worked on environmental health and safety issues in communities across Ohio and Michigan. Coe holds a Bachelor of Science in journalism with a double-major in international politics from Bowling Green State University. She has also received training and experience as a nurse aide.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images