Lista de alimentos ricos em purina
Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images
As purinas são substâncias naturais produzidas pelo organismo e também encontradas em muitas fontes alimentares, especialmente em alimentos com alto teor de proteínas. Normalmente, elas são dissolvidas no sangue e se transformam em ácido úrico, que é eliminado do corpo. No entanto, em alguns casos, o ácido úrico se acumula no sangue, causando uma doença chamada de gota. Esta é uma forma de artrite e provoca dor, vermelhidão e inchaço nas articulações, principalmente no hálux. Evitar alimentos ricos em purina é uma maneira de prevenir a gota.
Carne
As carnes bovina, de carneiro, vitela, veado, frango, pato e peru possuem alto teor de purina. Outras fontes de carne ricas em purina são os miúdos, como o fígado, rim e cérebro, além de outros órgãos, como o pâncreas, timo, coração e pescoço. A limitação do consumo de carne vermelha e de aves ricas em purina poderá ajudar a prevenir o acúmulo de ácido úrico.
Frutos do mar
Muitos tipos de frutos do mar e peixes também são ricos em purinas, incluindo o bacalhau, caranguejo, lagosta, caranho, salmão, atum e truta. Entre as escolhas alimentares mais ricas em purina estão as sardinhas e as anchovas. As pessoas com gota devem evitar essas fontes proteicas para prevenir crises dolorosas.
Outras fontes alimentares
Embora a carne bovina, a carne de aves e os frutos do mar sejam ricos em purina, há outras opções alimentares que devem ser evitadas se estiver tentando não consumir purinas. Vegetais como a couve-flor, aspargo, ervilhas e espinafre, contêm muitas purinas, assim como os legumes como o feijão-de-lima, feijão-branco e lentilhas. A aveia também é rica em purinas.
Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas por pessoas que tentam limitar o consumo de purina. A cerveja, especialmente, é rica em purinas.
O que consumir
Como as purinas são muito predominantes nos alimentos, poderá ser difícil encontrar alternativas aceitáveis ao tentar eliminá-las da dieta. Algumas boas opções incluem produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite, queijo e iogurte. Pães e massas integrais também são uma boa escolha. Para quem sofre de gota, beber muito líquido, de preferência água, também é importante, pois poderá ajudar a eliminar mais rapidamente o ácido úrico do corpo.
Referências
Sobre o Autor
Anna Aronson began working as a journalist in 2000 and spent six years at suburban Chicago newspapers before pursuing freelance work. She enjoys writing about health care topics, in particular obstetrics, pediatrics and nutrition. She received a Bachelor of Arts in journalism from Eastern Illinois University and is now studying for a Master of Science in medicine degree to become a physician's assistant.
Créditos Fotográficos
Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images