Como consertar um anel de ouro achatado

wedding gold rings image by rafalwit from Fotolia.com
O ouro é um metal macio. Isso significa que anéis de ouro entortam ou saem da forma. Até o uso no dia a dia pode fazer isso, já que o calor da mão é suficiente para amolecer mais o ouro. Felizmente, a maleabilidade do ouro também significa que os anéis desse metal tortos são relativamente fáceis de consertar. Se o anel estiver severamente amassado, pode rachar ao ser recolocado em forma. Nesses casos, conserte a rachadura primeiro, depois o ponha em forma.
Remodelagem inicial
Step 1
Use o alicate para delicadamente puxar para fora as partes amassadas de um anel. Leve a peça à boca do alicate. Mova-o de modo circular em toda a volta do anel, apertando-o na forma certa. Confira para ver se não há quebras ou rachaduras.
Step 2
Lime em volta das rachaduras para remover soldas antigas. Separe a tira de ouro na quebra, o suficiente para inserir a lima fina plana na fenda. Lime as pontas quebradas, removendo extremidades ásperas.
Step 3
Use os prendedores de torno para fechar a quebra. Inspecione com a lente. Lime as pontas quebradas de novo se a junta não estiver macia e justa.
Step 4
Limpe o anel por completo -- veja a seção de recursos. Confira a marca dentro do anel para descobrir se ele possui 10, 14 ou 18 quilates.
Conserto
Step 1
Usando a pinça, mergulhe o anel no fluxo de bórax. Aqueça-o de leve com a tocha de acetileno até que o fluxo queime, criando uma camada que protegerá o anel da ação nociva do calor e da oxidação.
Step 2
Corte uma porção de 1 mm quadrado de solda usando a tesoura. Evite problemas com o derretimento do anel antes da solda usando solda mais macia que o ouro no anel. Escolha solda de 14 quilates para melhores resultados -- essa solda derrete na temperatura mais baixa.
Step 3
Segure o anel no torno com os prendedores, com o lado quebrado virado para fora. Pré-aqueça a porção de solda levemente com a tocha ou adicione uma gota de fluxo à parte quebrada do anel. Use a pinça, a vareta ou o misturador de coquetel para colocar a solda na fenda da quebra.
Step 4
Aqueça usando a tocha de acetileno até que a solda derreta e flua para a junta -- isso deve levar apenas alguns segundos. Mantenha a chama baixa e em movimento -- não superaqueça. Desligue a tocha. Deixe o anel esfriar.
Remodelagem final
Step 1
Lime dentro do anel com a lima meia cana, amaciando a junta. Repita na parte de fora. Termine com a lixa.
Step 2
Deslize o anel no mandril ou no pino. Aqueça nas mãos se os anéis forem finos; use a tocha para aquecer anéis pesados. (Referências 1,6)
Step 3
Dê uns tapinhas delicados no anel esquentado sobre o mandril com o martelo de madeira, circundando-o. Remova-o e faça um polimento.
Referências
- Go Metal Detecting: Conserto de anel de ouro [em inglês]
- Jewelry Secrets: Consertando ou reparando um anel torto [em inglês]
- Gold Ring Sizing: Limpeza e identificação de metal [em inglês]
- Gold Ring Sizing: Fluxo [em inglês]
- Gold Ring Sizing: Seleção de soldas [em inglês]
- Gold Ring Sizing: Limando e polindo para mandril de anel [em inglês]
Recursos
Dica
- Pode ajudar se você trabalhar em uma sala ligeiramente escurecida durante a soldagem -- se o anel ficar vermelho, está na hora de reduzir o calor.
- Limar os dentes dos prendedores do torno ajuda a evitar arranhões no anel.
Advertência
- Os anéis de ouro com pedras são mais complexos. O calor pode quebrar ou descolorir as pedras. Remova-as da montagem com um "dissipador de calor" antes de soldar ou usar um equipamento especializado de solda.
Sobre o Autor
Based in the Isle of Man, Tamasin Wedgwood has been writing on historical topics since 2007. Her articles have appeared in "The International Journal of Heritage Studies," "Museum and Society" and "Bobbin and Shuttle" magazine. She has a Master of Arts (Distinction) in museum studies from Leicester University.
Créditos Fotográficos
wedding gold rings image by rafalwit from Fotolia.com