Como consertar uma bateria NiMH com falha
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images
Todas as baterias são unidades seladas e não contém partes que possam ser consertadas pelo usuário. As baterias recarregáveis, como as híbridas de níquel e metal (NiMH), podem durar por um período de tempo considerável e podem ser recarregadas até 500 vezes antes de precisar de troca. Descarregar e então recarregar completamente sua NiMH regularmente vai assegurar que você obtenha o máximo da vida útil dela. Se você achar que sua bateria não está retendo a carga total ou descarrega muito rapidamente mesmo que não esteja próxima do fim da sua vida útil, pode ser possível consertar a falha.
Step 1
Carregue sua bateria NiMH como de costume. Insira a bateria no carregador e ligue-o.
Step 2
Deixe a bateria NiMH carregar até que o carregador informe que ela está com a carga completa. Desligue o carregador e remova a bateria. Coloque-a em um dispositivo eletrônico.
Step 3
Ligue o dispositivo eletrônico. Se for um dispositivo mecânico, como uma ferramenta elétrica, então deixe o motor funcionar. Se for uma câmera, use as lentes de zoom e tire fotos. Se for um dispositivo que funciona por aplicativos, como um celular, player de músicas ou aparelhos de jogos de mão, abra o máximo de aplicativos que puder. O objetivo é deixar a bateria drenar por completo.
Step 4
Deixe seu dispositivo operar até que a bateria acabe.
Step 5
Deixe o dispositivo desligado por cerca de 30 minutos ou mais. A bateria vai recuperar um pouco de energia, só o suficiente para operar seu dispositivo por um curto período.
Step 6
Ligue o dispositivo como foi feito antes. Deixe-o operar até que pare e então desligue-o ou deixe-o desligar automaticamente.
Step 7
Espere cerca de 10 minutos e então tente ligar o dispositivo de novo. Talvez ele ligue. Se sim, deixe-o operar até que pare e repita o processo até que ele não ligue de jeito nenhum.
Step 8
Remova a bateria do dispositivo, coloque-a no carregador e, então, ligue o carregador.
Step 9
Deixe o carregador recarregar a bateria até que indique que ela está completa. Desligue-o e remova a bateria.
Referências
Dica
- Se houver pouca melhora na vida da sua bateria assim que você completar a tarefa, repita o processo mais uma vez. Se ainda assim não melhorar, você precisa trocar sua NiMH.
- Repita o processo cerca de duas vezes por ano para conseguir uma ótima performance da sua bateria.
- Esse processo também funciona se você achar que suas baterias de níquel cádmio (NiCd) estão falhando.
Advertência
- Não use esse processo em baterias à base de lítio. Ele não funciona e devido à composição química da bateria, pode ser perigoso.
Sobre o Autor
James Stevens has been writing articles for market research companies in the U.K. since 1990. He has written various country profiles for inclusion in comprehensive market reports including Vision One Research and Investzoom Market Research. Stevens holds a General Certificate of Education from Chelmsford College of Further Education.
Créditos Fotográficos
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images