Como consertar cordas de persianas

••• venetian blind. image by guiney from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

As cordas em persianas estão sujeitas a se romper depois de vários usos e ajustes. Persianas, venezianas e cortinas de madeira usam dois tipos de corda que são consideravelmente vulneráveis. A maioria das quebras de cordas impedem a cortina de subir ou fazem com que ela se desalinhe. Há duas maneiras de consertar as cordas e continuar a usar a persiana.

Passo 1

Conserte as cordas que suportam os sarrafos da cortina com fita adesiva transparente. Encaixe as peças verticais e enrole-as com a fita adesiva, dando duas ou três voltas. As cordas dos sarrafos têm pequenos pesos em cada seção, portanto partes presas com a fita não soltam facilmente.

Passo 2

Enrole pedaços de corda quebrados uns aos outros para começar a consertar a corda de subir e descer. Acenda o isqueiro e mantenha a chama abaixo da parte enrolada da corda até que elas comecem a derreter.

Passo 3

Aperte a junção derretida com o alicate. Abra o alicate e gire a junção em 1/4 de volta e aperte novamente.

Passo 4

Puxe levemente os dois lados da união para garantir que ambos os pedaços da corda estejam unidos. Derreta e aperte novamente se um puxão leve separar as duas seções. Pode levar algumas tentativas para conseguir um conserto sólido. A união vai criar um ponto preto na corda, mas irá passar pelos vãos e travas da cortina, mantendo-a funcional.

Mais recentes

×