Como consertar a cordinha de um ventilador de teto

••• Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images

Puxar a cordinha do ventilador de teto e nada acontecer pode ser um momento desagradável. Nenhum clique é ouvido, nem pás girando ou luzes acendendo. Quando se puxa a corda e não se sente o interruptor fazendo contato, é um sinal claro que o interruptor está quebrado. Não se preocupe, esse é um problema fácil e barato de se consertar.

Passo 1

Desligue o circuíto elétrico do ventilador de teto.

Passo 2

Remova os parafusos que prendem o lustre ou a tampa do ventilador. Tenha cuidado ao retirar as lâmpadas, já que elas podem ser mais pesadas do que aparentam. O jeito mais fácil é retirar o lustre e então as lâmpadas.

Passo 3

Use o voltímetro para garantir que não haja eletricidade passando pelo ventilador.

Passo 4

Encontre o interruptor da cordinha que controla o motor do ventilador. Geralmente ele está posicionado acima da cordinha do lustre e normalmente tem três ou quatro fios presos a ele, a depender do modelo.

Passo 5

Retire qualquer objeto de decoração da corda.

Passo 6

Retire a tampa que prende o interruptor ao corpo do ventilador e puxe-o para fora de seu receptáculo.

Passo 7

Escreva em um caderno quais as cores dos fios que estão colocados em quais terminais no interruptor. Estes terminais são operados por pressão, o que significa que o fio é empurrado contra o contato e permanece em seu lugar através da pressão.

Passo 8

Remova os fios do interruptor. Às vezes, pode ser necessário girar os fios antes de tirá-los da aba de pressão. Em outros casos, pode ser preciso usar alicates bico de agulha. Se não conseguir retirar os fios, use os desencapadores para cortá-los o mais próximo possível do interruptor. Se cortar os fios, desencape cerca de 1,5 cm da proteção das pontas de cada um deles.

Passo 9

Conecte os fios se preciso. Dependendo da marca do interruptor adquirido, ele pode ou não ter fios pré-instalados. Se sim, simplesmente faça o contato com um conector elétrico, juntando os fios da mesma cor (fio preto do interruptor com o fio preto do ventilador, cinza com cinza e seguintes). Se não houver fios pré-instalados, insira os fios em seus receptáculos próprios.

Passo 10

Insira a cordinha pelo furo na lateral do corpo do ventilador até que a ponteira de rosca esteja completamente fora do buraco. Deslize a tampa da corda para cima e enrosque-a nos sulcos da ponteira.

Passo 11

Empurre toda a fiação para dentro da caixa do ventilador e reinstale a tampa ou lustre. Seja cuidadoso para não prender e dobrar nenhum fio.

Passo 12

Religue o disjuntor, recoloque as decorações da corda e puxe-a. O clique deve ser ouvido e sentido e as pás devem começar a girar. Verifique todas as velocidades para saber se a fiação foi reparada corretamente.

Mais recentes

×