Como trocar os cabos de energia do ar-condicionado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os cabos de força são uma das principais fontes de problemas de unidades de ar-condicionado. Quando você liga e desliga os cabos ao longo do tempo, os fios podem se partir ou mesmo entrar em curto, deixando-os com defeito ou queimados. Mudar um cabo do força requer a utilização de algumas ferramentas simples e do tipo correto de cabo para reposição.

Passo 1

Desligue o ar-condicionado da tomada.

Passo 2

Remova a carcaça frontal do aparelho.

Passo 3

Abra o painel do ar-condicionado onde fica o cabo de força. Retire qualquer parafuso que esteja prendendo o painel. Puxe o painel abrindo-o. Deverá ser possível ver os conectores onde os fios do cabo de força se conectam aos circuitos do ar-condicionado.

Passo 4

Anote quais fios são encaixados em quais conectores. Se o ar-condicionado tiver um cabo com três pernas, existirão três fios saindo do mesmo: um fio positivo, um fio neutro e um fio terra. Alguns aparelhos mais velhos podem ter cabos com apenas dois fios.

Passo 5

Remova os fios dos conectores. Estes podem ser de encaixe ou podem ser presos aos terminais com parafusos.

Passo 6

Remova o cabo de força velho do ar-condicionado. Você pode ter que afrouxar o grampo de pressão que segura o cabo onde ele é inserido no ar-condicionado.

Passo 7

Use o crimpador de fio para prender o tipo correto de conectores aos fios expostos na ponta do novo cabo de força.

Passo 8

Insira a ponta do novo cabo de força no ar-condicionado, seguindo o mesmo trajeto do antigo. Aperte o grampo de pressão, caso haja um.

Passo 9

Encaixe os fios do novo cabo de força nos terminais onde estavam os fios velhos.

Passo 10

Feche o painel, reponha a carcaça da frente e ligue o ar-condicionado na tomada.

Passo 11

Ligue o aparelho e verifique se está funcionado corretamente.

Mais recentes

×