Como substituir um capacitor de ventilador de teto

••• Ceiling Fan image by AJ Sellas from Fotolia.com

Não jogue fora o seu ventilador de teto velho e quebrado. Se o seu ventilador se recusa a girar ou gira lentamente, um capacitor novo pode dar-lhe um novo sopro de vida. O site "The Ceiling Fan Wizard" (Assistente do Ventilador de Teto) nos diz: "Um capacitor é pequeno, mas desempenha um importante papel no seu ventilador de teto... Ele armazena a energia necessária para que o motor funcione e para que as pás girem." Um capacitor saudável é vital para o bom funcionamento de seu ventilador de teto.

Passo 1

Desligue a energia do ventilador. Remova-o de seu suporte e coloque-o sobre uma superfície firme. Deixe o ventilador descansando por um minuto para que o seu capacitor tenha tempo de descarregar totalmente.

Passo 2

Localize o capacitor. Se o seu ventilador de teto tem diferentes configurações de velocidade, ele estará junto à corrente que muda a velocidade do ventilador (também pode ser um interruptor), e se parece com um pequeno retângulo com três a cinco fios ligados à base da corrente. Se o seu ventilador só tem uma velocidade, o capacitor se liga aos dois fios que fornecem energia para o motor e estará ao lado do motor.

Passo 3

Corte cada fio que vai até o capacitor com o alicate. Corte o mais próximo possível para que você possa facilmente instalar o substituto. Em alguns modelos, você pode remover a fita que cobre o capacitor e puxá-la com a mão, sem precisar cortá-la.

Passo 4

Ligue os fios no capacitor substituto e proteja cada fio com fita isolante. Misturar os fios fará com que o ventilador mude suas velocidades na ordem errada, mas sem prejudicar a sua vida útil.

Passo 5

Recoloque o ventilador em seu lugar e ligue a energia. Ele deve funcionar como se fosse novo.

Mais recentes

×