Como consertar uma costura rasgada de um suéter de tricô

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se você tem um suéter de tricô ou recebeu um de presente, pode ser muito frustrante ver as costuras se desfazendo. Mas não se preocupe, o conserto não é muito difícil e pode ser feito com uma agulha de tapeçaria e alguma linha que combine com a cor do suéter.

Passo 1

Tente encontrar uma linha igual à do suéter. Não se preocupe se ela não combinar perfeitamente, a linha vai ficar dentro do tecido e não vai ser vista se o trabalho for bem feito. Tente encontrar uma fibra equivalente: se for de lã, procure linha de lã. O mesmo vale para acrílico, náilon ou alpaca. Leve o suéter à loja de linhas, lá eles podem ajudar a encontrar o que procura.

Passo 2

Passe pelo menos 1,30 m de linha pela agulha de tapeçaria. Não dê um nó no final, você irá trançá-la no suéter, onde ela não estará visível.

Passo 3

Vire o suéter do avesso. Comece um pouco abaixo da costura aberta, trabalhando com a agulha de tapeçaria. Deixe pelo menos 7 cm de de linha solta para arrematar quando terminar.

Passo 4

Alinhe a costura. Tenha certeza de que há um ponto em cada lado de fora do suéter, um de frente para o outro. Trabalhe com a agulha por baixo da borda de um e através do centro do ponto oposto. Volte com a agulha pelo mesmo caminho, na direção oposta, trabalhando pela costura.

Passo 5

Uma vez chegando ao final, trabalhe de volta para baixo pela costura e para cima novamente, deixando pelo menos 5 cm em cada direção. Então corte e esconda a sobra com a agulha de crochê. Faça o mesmo com a ponta oposta, trabalhando a linha de volta pela costura por pelo menos 5 cm para cima e para baixo.

Mais recentes

×