Como consertar uma costura rasgada de um suéter de tricô
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Se você tem um suéter de tricô ou recebeu um de presente, pode ser muito frustrante ver as costuras se desfazendo. Mas não se preocupe, o conserto não é muito difícil e pode ser feito com uma agulha de tapeçaria e alguma linha que combine com a cor do suéter.
Step 1
Tente encontrar uma linha igual à do suéter. Não se preocupe se ela não combinar perfeitamente, a linha vai ficar dentro do tecido e não vai ser vista se o trabalho for bem feito. Tente encontrar uma fibra equivalente: se for de lã, procure linha de lã. O mesmo vale para acrílico, náilon ou alpaca. Leve o suéter à loja de linhas, lá eles podem ajudar a encontrar o que procura.
Step 2
Passe pelo menos 1,30 m de linha pela agulha de tapeçaria. Não dê um nó no final, você irá trançá-la no suéter, onde ela não estará visível.
Step 3
Vire o suéter do avesso. Comece um pouco abaixo da costura aberta, trabalhando com a agulha de tapeçaria. Deixe pelo menos 7 cm de de linha solta para arrematar quando terminar.
Step 4
Alinhe a costura. Tenha certeza de que há um ponto em cada lado de fora do suéter, um de frente para o outro. Trabalhe com a agulha por baixo da borda de um e através do centro do ponto oposto. Volte com a agulha pelo mesmo caminho, na direção oposta, trabalhando pela costura.
Step 5
Uma vez chegando ao final, trabalhe de volta para baixo pela costura e para cima novamente, deixando pelo menos 5 cm em cada direção. Então corte e esconda a sobra com a agulha de crochê. Faça o mesmo com a ponta oposta, trabalhando a linha de volta pela costura por pelo menos 5 cm para cima e para baixo.
Referências
Recursos
- "Reader's Digest Knitter's Handbook: A Comprehensive Guide"; Montose Stanley, 1993 [em inglês]
Dica
- Se você não se sente confortável tentando reparar a costura sozinha, peça por ajuda em uma loja de costura. Você pode pagar pelo reparo ou receber alguma ajuda. Você provavelmente pode fazer o reparo na loja sob supervisão ou com um grupo de artesãos mais experientes.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images