Como consertar a fechadura de uma maçaneta que não gira

••• doorknob image by tofuwarrior from Fotolia.com

Fechaduras de maçanetas podem ser frustrantes. Como manter os outros do lado de fora é o objetivo, de vez em quando uma fechadura mais complicada pode prender uma criança pequena ou impedi-lo de abrir a porta. Quando isto acontece, é hora de fazer o conserto o mais rapidamente possível. Há duas coisas simples que você pode tentar para fazer o botão funcionar corretamente novamente.

Solucionando pelo lado de fora

Passo 1

Verifique se a maçaneta possui sinais evidentes de desgaste ou danos. Maçanetas tortas podem comprometer a fechadura. Endireite a área danificada com uma pequena chave de fenda ou outra ferramenta. Verifique se a trava da fechadura voltou a funcionar. Maçanetas seriamente danificadas ou desgastadas terão que ser substituídas.

Passo 2

Afrouxe os parafusos em maçanetas recém-instaladas ou ajustadas. Use uma chave de fendas para afrouxar os parafusos de cada lado da base do puxador. Apertar demais os parafusos pode fazer o mecanismo da fechadura travar automaticamente.

Passo 3

Teste a maçaneta assim que os parafusos estiverem frouxos para ver se a fechadura está funcionando corretamente. Se for assim, aperte os parafusos até que eles estejam bem arranjados. Não aperte demais. Teste para verificar o funcionamento e fazer os ajustes necessários.

Passo 4

Lubrifique a trava da fechadura com grafite. Espirre uma pequena quantidade de grafite no vão em torno da fechadura. Gire a trava ou aperte o botão de trava enquanto você estiver aplicando o grafite para o mesmo penetrar melhor no mecanismo. Verifique o funcionamento da fechadura. Continue para a próxima seção, se isso não resolver o problema.

Solucionando pelo lado de dentro e troca geral

Passo 1

Lubrifique o interior do mecanismo, se a fechadura ainda não funcionar. Remova os dois parafusos, um em cada lado da pega, e remova a maçaneta. Ele virá em duas partes. Deixe o parafuso percutor no lugar. Verifique se o percutor (o parafuso de mola que trava a porta) se solta e prende novamente com facilidade.

Passo 2

Aplique grafite ao longo das peças em movimento do mecanismo para auxiliar no funcionamento adequado. Aplique grafite no interior da trava ou botão de bloqueio. Substitua a fechadura e verifique o funcionamento.

Passo 3

Substitua maçanetas danificadas que não respondem à tentativa de solucão. Com a maçaneta removida como no passo 1, retire os dois parafusos na chapa em torno do percutor na borda da porta. Retire o percutor da porta.

Passo 4

Coloque o novo percutor no buraco, e parafuse a placa no local usando os novos parafusos fornecidos com a peça. Coloque as duas peças da maçaneta no lugar, empurrando-as através do mecanismo percutor de ambos os lados. Consulte as instruções que vieram com a peça para ilustrações e orientações específicas.

Passo 5

Prenda a nova maçaneta instalando os parafusos que vieram com a mesma, através dos furos, um em cada lado da placa de base do puxador. Não aperte demais. Teste a fechadura para garantir o funcionamento adequado, e faça os ajustes necessários.

Mais recentes

×