Como consertar o fole de um acordeon

••• accordion music image by Alexander Ivanov from Fotolia.com

O fole de um acordeon é o tecido flexível que liga os dois lados do instrumento e é uma parte muito importante da funcionalidade do instrumento. Quando o fole está estendido e retraído o vento pode passar através dele, resultando no som incomparável do acordeon. Com o tempo e muito uso, furos e rachaduras podem aparecer no fole, resultando em fendas que causam prejuízos tanto para a qualidade tonal quanto para o manuseio. Pequenas áreas problemáticas podem ser facilmente remendadas utilizando algumas dicas.

Passo 1

Com um pincel pequeno e macio, limpe a área com a fenda para remover poeira e a sujeira.

Passo 2

Recorte um remendo de uma folha de cartolina fina com mais ou menos a espessura de um cartão de visita. O remendo deve ser grande o suficiente para cobrir o furo ou a rachadura e ter 1,5 cm a mais em todos os lados.

Passo 3

Aplique uma camada fina de cola em um lado do remendo e coloque-o sobre a fenda. Comprima o fole para mantê-lo firmemente no lugar. Se a rachadura estiver em uma dobra do fole, coloque um pedacinho de papel encerado sobre o remendo para evitar que a cola vaze. Deixe a cola secar durante uma hora.

Passo 4

Corte uma tira de fita para o fole grande o suficiente para cobrir o remendo de cartolina e 1,5 cm ao redor dele.

Passo 5

Espalhe uma camada leve de cola em um dos lados da fita e coloque-a sobre o remendo. Posicione papel encerado sobre a fita e comprima o fole.

Passo 6

Deixe a fita secar e reserve por duas horas. Estenda e retraia o fole para flexionar a área consertada e testar o remendo.

Mais recentes

×