×
Loading ...

Como consertar lascas em pratos de cerâmica

Os pratos de cerâmica são utensílios populares de cozinha e também podem servir como decoração, como no caso de conjuntos decorados ou de pratos decorativos. Mesmo que você note que seu prato favorito está lascado, ainda há esperança que ele possa ser consertado e volte a parecer novinho em folha. Com um pouco de massa epóxi de artesanato, paciência e algumas ferramentes, você é capaz consertar qualquer lasca em um prato de cerâmica.

Instruções

Deixe seu prato de cerâmica lascado com cara de novo usando massa epóxi (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Prepare a massa epóxi em um recipiente grande, de acordo com as instruções na embalagem do produto que você comprou. Algumas lojas de ferragem podem oferecer a massa epóxi já preparada, para facilitar o processo para o consumidor.

    Loading...
  2. Pegue um pedaço de massa epóxi do tamanho de uma ervilha e faça uma bolinha. Espalhe a massa pela área lascada até que ela fique uniformemente coberta. Use massa o suficiente para criar uma cobertura grossa, mas que não se expanda além das bordas da lasca. Vá adicionando o epóxi conforme necessário, dependendo do tamanho da lasca. Deixe secar de um dia para o outro.

  3. Corte um pedaço pequeno da lixa de papel para lixar a massa epóxi sem encostar na cerâmica ao redor dela. Esfregue a lixa lentamente por cima da massa até que ela esteja nivelada com a superfície de cerâmica do prato.

  4. Use um pincel artístico pequeno para pintar a área coberta de massa epóxi usando uma tinta acrílica látex na cor do prato. Deixe a tinta secar por uma hora e passe mais uma camada de cor, deixando secar por mais uma hora.

  5. Passe uma camada fina de um selante transparente líquido de goma-laca por cima da área reparada e deixe secar por pelo menos duas horas.

Loading...

Dicas

  • Se você não encontrar a cor exata do seu prato de cerâmica, tente misturar tintas diferentes até encontrar o tom exato que você está procurando.

O que você precisa

  • Massa epóxi
  • Lixa de papel fina
  • Tinta acrílica látex
  • Pincel artístico pequeno
  • Selante líquido transparente de goma-laca

Referências

Loading ...
Loading ...