Como consertar uma marca feita por unhas de gato em um sofá de couro

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Um sofá de couro tem um visual agradável em sua sala de estar, mas um buraco ou um arranhão podem arruiná-lo. Se o seu gato afiou suas unhas um pouco demais ou decidiu usar seu sofá como poste de arranhões, não se preocupe. Antes de cotar um novo sofá, considere remendar o seu para que se pareça novo.

Reparo

Passo 1

Limpe a área sobre o rasgo esfregando álcool para remover sujeira e pó. Deixe que o couro seque completamente.

Passo 2

Aplique condicionador de couro sobre a área para ajudar na adesão do retalho. Espere no mínimo 24 horas antes de proceder.

Passo 3

Corte o retalho de couro um pouco mais largo que o rasgo num formato circular. Uma forma assim reduz a chance do remendo se soltar. Se possível, insira o retalho dentro do rasgo para fazer o reparo de dentro para fora.

Passo 4

Esguiche o composto para couro no retalho, onde ele irá ficar em contato com o couro do sofá, e pressione-o firmemente para aderir bem. Espere de 10 a 15 minutos e aplique mais uma camada, se necessário.

Passo 5

Remova o excesso do composto do remendo, esfregando álcool com um pano. Limpe a área suavemente algumas vezes, de forma que não remova o composto e acabe com a capacidade de adesão ao couro.

Passo 6

Misture corante de couro no retalho até chegar no tom do sofá. Um kit de reparo de couro deve ter múltiplas combinações de cores para os tons mais comuns. Aplique o composto para couro em diversas camadas no remendo. Espere secar antes de sentar no sofá.

Mais recentes

×