×
Loading ...

Como consertar uma panela de barro rachada

Apesar das panelas de grés e objetos de barro, como jarros e batedores de manteiga, serem apreciados por sua durabilidade e construção espessa, eles ainda podem desenvolver rachaduras estruturais e de superfície. O grés é feito de argila densa, mas como a louça de cerâmica, apesar de sua espessura ele ainda é poroso. Portanto, ao reparar uma rachadura em uma dessas panelas, será necessário usar um adesivo resistente e esperar que seque apropriadamente antes de manuseá-la novamente.

Instruções

Mesmo a panela mais dura e resistente pode desenvolver uma rachadura (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Esvazie a panela completamente. Limpe sua superfície interna ou externa suavemente com uma esponja ou pano úmido e seque-a delicadamente.

    Loading...
  2. Passe cola instantânea na rachadura enquanto move o tubo para cima e para baixo de seu comprimento e/ou largura.

  3. Deixe a cola secar por um ou dois minutos e, em seguida, enrole tecido ou atadura elástica duas ou três vezes ao redor da panela. Amarre bem apertadas as pontas do material utilizado, de forma que o nó fique por cima da rachadura, fazendo pressão sobre ela.

  4. Enrole fio encapado três ou quatro vezes ao redor da atadura ou do tecido e amasse ou torça as pontas juntas.

  5. Remova o fio e a atadura ou o tecido elástico depois de 24 horas. Use uma gilete ou um estilete para remover o excesso de cola seca visível na superfície da panela. Encha a panela novamente ou coloque-a de volta em seu expositor. Não use uma panela consertada para cozinhar e nem mesmo a esquente, além de não usá-la para armazenar alimentos, caso a rachadura for interna.

Loading...

O que você precisa

  • Pano ou esponja macia
  • Cola instantânea líquida
  • Fio encapado
  • Atadura ou tecido elástico

Referências

Loading ...
Loading ...