Como consertar seda

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A seda se distingue por sua espessura e trama. De acordo com o artigo “How Silk is Made” (Como a seda é feita), pulicado no site Silk Painting Gallery, a seda é uma fibra natural colhida no casulo do bicho da seda. Por ser um tecido naturalmente delicado, a seda estraga quando exposta a produtos químicos ou ácidos, além de puir e se deteriorar quando exposta à luz por algum tempo. Furos ou rasgos na seda podem ser consertados com entretela ou com remendos de seda, porém, os consertos são sempre visíveis. Sedas amareladas ou desbotadas podem ser tratadas com vinagre.
Consertando tela com entretela
Step 1

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images
Meça o tamanho do furo com uma régua e corte um pedaço de entretela com sobra de um centímetro em todos os lados. As entretelas podem ser compradas em lojas de tecido e aviamentos. Compre o modelo mais fino para que ela não apareça debaixo da seda.
Step 2

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Use uma tesoura para bordado ou de unha para cortar os fios desfiados do furo, depois, vire o furo no avesso.
Step 3

Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Coloque a seda na tábua de passar com o avesso para cima. Una as pontas do furo de modo que o tecido não fique amassado ou franzido
Step 4

Comstock Images/Comstock/Getty Images
Ajuste o ferro de passar na opção seda. Coloque um pano de prato ou uma toalha bem fina em cima do furo e pressione suas pontas para que fiquem lisas. Tire o pano.
Step 5

Comstock Images/Comstock/Getty Images
Centralize a entretela no furo, com sua parte adesiva em contato com o tecido. Borrife água no pano de prato. Coloque o pano úmido sobre a entretela. Pressione o ferro de passar sobre o pano úmido. Esse procedimento evita que a seda embaixo do pano seja queimada. Pressione o ferro sobre a entretela de acordo com as instruções de tempo do fabricante.
Step 6

Jupiterimages/Pixland/Getty Images
Tire o pano de prato e desvire o tecido.
De acordo com o site How to Clean Stuff, para cuidados frequentes da seda, evite passar, porém se você precisar, sempre use um pano sobre a seda para que o ferro não tenha contato direto com o tecido fino.
Consertando seda com um remendo de seda
Step 1

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Meça o furo. Use um tecido de seda similar ou um pedaço da parte interna da bainha ou da sobra da costura. Corte um triângulo um centímetro maior que o furo. De acordo com o site Chest of Book, um retalho de três pontas é melhor ajustável e cobre bem o furo. Um pedaço de tecido de seda similar ou do próprio tecido também serve para cobrir partes podres ou danificadas.
Step 2

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Corte a região desfiada do furo com uma tesoura de bordado. Coloque a seda sobre uma superfície plana com o lado correto para cima. Coloque uma linha na agulha, que deve ser fina e específica para seda, e da mesma cor, ou da cor mais próxima que você conseguir encontrar. Dê um nó na ponta da linha.
Step 3

Maria Teijeiro/Digital Vision/Getty Images
Coloque o remendo triangular sobre o furo com a parte do fundo na mesma direção das fibras do tecido. Dobre uma ponta para baixo e coloque um alfinete. Dobre as outras duas pontas e coloque o alfinete. De acordo com o site Chest of Book, deve-se costurar as três pontas do remendo no tecido fazendo pontos bem pequenos e muito próximo às pontas do remendo.
Step 4

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Com uma agulha de mão, costure meio centímetro em direção ao centro do tecido, depois faça uma segunda linha de pontos contornando as pontas do retalho. Vire a seda no avesso. Coloque o remendo sobre uma superfície plana.
Step 5

Michael Blann/Photodisc/Getty Images
Costure as pontas desfiadas do furo dentro do remendo usando ponto overloque ou de acabamento. Tome cuidado para não prender o remendo por baixo.
Step 6

NA/PhotoObjects.net/Getty Images
Coloque um pano de prato sobre o tecido e pressione com um ferro na função seda.
Tratando seda desbotada
Step 1

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Coloque a seda em um recipiente e encha com água fria. Adicione o sabão líquido para roupas finas observando a quantidade recomendada pelo fabricante. Lave a seda delicadamente com movimentos circulares. Aperte a seda suavemente dentro da água. Enxágue em água fria até todo o detergente ser removido.
Step 2

George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Encha novamente o recipiente com água fria. Adicione 1/5 de xícara de vinagre. Coloque a seda dentro da solução de vinagre. Enxágue com água fria. De acordo com o site How to clean stuff, o vinagre previne que a seda amarele. Nunca use alvejante, pois ele destrói as fibras da seda.
Step 3

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
Coloque uma toalha sobre uma superfície plana. Coloque a seda bem esticada sobre ela. O site How to Clean Stuff recomenda que você enrole a seda na toalha e pressione delicadamente para tirar o excesso de água. Nunca torça seda. Pendure a peça em um varão de cortina de banheiro.
Mais Artigos
Como fazer uma capa preta com capuz para o Halloween→

Como remover resíduos de entretela termocolante→

Como passar a ferro uma cortina de tafetá de seda amassada→

Como consertar um buraco de cigarro em roupas→

Como fazer uma biruta caseira→

Sofás de camurça: como reparar buracos provocados por queimaduras→

Referências
Recursos
Sobre o Autor
Louise Harding holds a B.A. in English language arts and is a licensed teacher. Harding is a professional fiction writer. She is mother to four children, two adopted internationally, and has had small businesses involving sewing and crafting for children and the home. Harding's frugal domestic skills help readers save money around the home.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images