Como consertar seda

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A seda se distingue por sua espessura e trama. De acordo com o artigo “How Silk is Made” (Como a seda é feita), pulicado no site Silk Painting Gallery, a seda é uma fibra natural colhida no casulo do bicho da seda. Por ser um tecido naturalmente delicado, a seda estraga quando exposta a produtos químicos ou ácidos, além de puir e se deteriorar quando exposta à luz por algum tempo. Furos ou rasgos na seda podem ser consertados com entretela ou com remendos de seda, porém, os consertos são sempre visíveis. Sedas amareladas ou desbotadas podem ser tratadas com vinagre.

Consertando tela com entretela

Passo 1

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Meça o tamanho do furo com uma régua e corte um pedaço de entretela com sobra de um centímetro em todos os lados. As entretelas podem ser compradas em lojas de tecido e aviamentos. Compre o modelo mais fino para que ela não apareça debaixo da seda.

Passo 2

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Use uma tesoura para bordado ou de unha para cortar os fios desfiados do furo, depois, vire o furo no avesso.

Passo 3

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Coloque a seda na tábua de passar com o avesso para cima. Una as pontas do furo de modo que o tecido não fique amassado ou franzido

Passo 4

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Ajuste o ferro de passar na opção seda. Coloque um pano de prato ou uma toalha bem fina em cima do furo e pressione suas pontas para que fiquem lisas. Tire o pano.

Passo 5

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Centralize a entretela no furo, com sua parte adesiva em contato com o tecido. Borrife água no pano de prato. Coloque o pano úmido sobre a entretela. Pressione o ferro de passar sobre o pano úmido. Esse procedimento evita que a seda embaixo do pano seja queimada. Pressione o ferro sobre a entretela de acordo com as instruções de tempo do fabricante.

Passo 6

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Tire o pano de prato e desvire o tecido.

De acordo com o site How to Clean Stuff, para cuidados frequentes da seda, evite passar, porém se você precisar, sempre use um pano sobre a seda para que o ferro não tenha contato direto com o tecido fino.

Consertando seda com um remendo de seda

Passo 1

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Meça o furo. Use um tecido de seda similar ou um pedaço da parte interna da bainha ou da sobra da costura. Corte um triângulo um centímetro maior que o furo. De acordo com o site Chest of Book, um retalho de três pontas é melhor ajustável e cobre bem o furo. Um pedaço de tecido de seda similar ou do próprio tecido também serve para cobrir partes podres ou danificadas.

Passo 2

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Corte a região desfiada do furo com uma tesoura de bordado. Coloque a seda sobre uma superfície plana com o lado correto para cima. Coloque uma linha na agulha, que deve ser fina e específica para seda, e da mesma cor, ou da cor mais próxima que você conseguir encontrar. Dê um nó na ponta da linha.

Passo 3

Maria Teijeiro/Digital Vision/Getty Images

Coloque o remendo triangular sobre o furo com a parte do fundo na mesma direção das fibras do tecido. Dobre uma ponta para baixo e coloque um alfinete. Dobre as outras duas pontas e coloque o alfinete. De acordo com o site Chest of Book, deve-se costurar as três pontas do remendo no tecido fazendo pontos bem pequenos e muito próximo às pontas do remendo.

Passo 4

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Com uma agulha de mão, costure meio centímetro em direção ao centro do tecido, depois faça uma segunda linha de pontos contornando as pontas do retalho. Vire a seda no avesso. Coloque o remendo sobre uma superfície plana.

Passo 5

Michael Blann/Photodisc/Getty Images

Costure as pontas desfiadas do furo dentro do remendo usando ponto overloque ou de acabamento. Tome cuidado para não prender o remendo por baixo.

Passo 6

NA/PhotoObjects.net/Getty Images

Coloque um pano de prato sobre o tecido e pressione com um ferro na função seda.

Tratando seda desbotada

Passo 1

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Coloque a seda em um recipiente e encha com água fria. Adicione o sabão líquido para roupas finas observando a quantidade recomendada pelo fabricante. Lave a seda delicadamente com movimentos circulares. Aperte a seda suavemente dentro da água. Enxágue em água fria até todo o detergente ser removido.

Passo 2

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Encha novamente o recipiente com água fria. Adicione 1/5 de xícara de vinagre. Coloque a seda dentro da solução de vinagre. Enxágue com água fria. De acordo com o site How to clean stuff, o vinagre previne que a seda amarele. Nunca use alvejante, pois ele destrói as fibras da seda.

Passo 3

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Coloque uma toalha sobre uma superfície plana. Coloque a seda bem esticada sobre ela. O site How to Clean Stuff recomenda que você enrole a seda na toalha e pressione delicadamente para tirar o excesso de água. Nunca torça seda. Pendure a peça em um varão de cortina de banheiro.

Mais recentes

×