×
Loading ...

Como consertar um rasgo em uma tela de pintura

As telas de pintura podem custar caro, especialmente para um artista iniciante, então uma tela danificada pode ser um grande contratempo. A lona das telas está suscetível a rasgos quando esticada na armação, principalmente se algum objeto cair em cima dela. Ela se torna ainda mais sensível, se já tiver sido pintada. Se uma pintura for valiosa, a melhor maneira de se preservar essa obra é levar a tela para ser consertada por um profissional. No entanto, se a tela ainda estiver em branco, ou se uma restauração profissional não cabe em seu orçamento, uma tela de pintura pode ser reparada sem muitos gastos.

Instruções

O conserto de um rasgo em uma tela de pintura é um processo detalhado, mas não complicado (Ripped Rust 3 image by chrisharvey from Fotolia.com)
  1. Junte os materiais necessário. É importante que você use uma cola de restauração de boa qualidade. As colas de origem animal podem amarelar com o tempo, podendo destruir uma pintura, e as emulsões de PVA não são solúveis em água depois de secas. As melhores colas para se usar nesse projeto são a cola de trigo, a cola de arroz ou a metilcelulose.

    Loading...
  2. Se não tiver acesso a esse tipo de adesivo, você pode fazer sua cola em casa. Para fazer cola de trigo, aqueça uma xícara de água até quase o ponto de fervura. Conforme a água esquenta, misture 3 colheres de sopa de farinha de trigo branca com água fria o suficiente para que a pasta resultante possa ser derramada. Mexendo sempre, derrame a mistura com farinha na água quente e deixe ferver até que a pasta resultante engrosse. Nesse ponto, o site "Solar Cooking Archive" recomenda a adição de 1 colher de sopa de açúcar para aumentar a força da cola. Deixe a mistura esfriar antes de usar.

  3. Usando um de seus pincéis pequenos, espalhe um pouco da cola em um pedaço de lona e pressione-o suavemente na parte de trás da tela, no local do rasgo. Ele deve cobrir completamente o estrago na tela.

  4. Vire a tela e suporte a área do remendo usando um livro. Ou seja, a tela deve ficar deitada em uma superfície plana com o lado da pintura virado para cima, e o livro deve ficar por baixo dela, onde o remendo de lona foi colado, sem permitir que a área fique esticada ou caindo. Esse suporte é importante para evitar mais danos.

  5. Verifique se as bordas rasgadas foram juntadas de forma adequada e se todas as pontas soltas ou desfiadas estão em contato com a cola. Você pode pressionar linhas soltas com a ajuda do cabo de seu pincel. Use outro pincel para tirar qualquer excesso de cola que possa ter se acumulado na parte da frente da tela. Coloque outro livro por cima do rasgo, para fazer peso, e deixe a cola secar.

  6. Depois que a cola estiver seca, remova os livros e inspecione a frente da tela. Procure por fios ou pontas soltos. Use uma tesoura de manicure para aparar qualquer linha fora do lugar.

Loading...

Dicas

  • Se a tela já tiver sido pintada, use a mesma tinta da pintura e um pincel pequeno para preencher com cuidado a área danificada e tente misturá-la com a pintura ao redor.

Aviso

  • Quadros valiosos só devem ser reparados por profissionais especialistas, que serão mais qualificados para escolher as tintas e as cores usadas e para evitar a descamação da pintura.

O que você precisa

  • Tela danificada
  • Livros com a altura da tela e que sejam maiores do que o rasgo
  • Pedaço de lona maior do que o rasgo
  • Pincéis pequenos
  • Tesoura de manicure
  • Adesivo de restauração de qualidade
  • Ou
  • Farinha branca
  • Água
  • Fonte de calor
  • Panela
  • Açúcar

Referências

Loading ...
Loading ...