Como consertar um tecido rasgado

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Há muitas maneiras de se consertar um tecido rasgado, mas quando o cuidado e a precisão importam, um dos melhores métodos é com uma agulha e linha. Há vários tipos diferentes de ponto para escolher dependendo da necessidade. Se o importante for força, o pesponto é o ideal; um ponto invisível é o melhor quando se pretende deixar o reparo mais escondido.

Preparação

Passo 1

Ache uma cor de linha que combine com o tecido rasgado. Use uma agulha que será fácil de manejar para esse tipo de tecido.

Passo 2

Apare o tecido rasgado nas bordas antes de começar a costurar. Prenda com alfinetes se o tecido for instável ou o rasgo for grande.

Passo 3

Prenda um nó no fim da linha. Se for um tecido de trama aberta, use alguns pespontos no avesso da roupa. Enrole a linha na agulha algumas vezes e passe pela sua volta. Feche com um nó a 1,5 cm do fim do rasgo no tecido.

Usando um ponto invisível

Passo 1

Prenda o nó e passe a agulha para cima pelo tecido. Trabalhando em direção ao rasgo, empurre a agulha em direção ao tecido usando um ponto de 3 mm. Repita esse passo, inserindo a agulha de modo que esteja perpendicular ao rasgo. Use pontos pequenos primeiro, gradualmente aumentando para até 6 mm, indo para frente e para trás pelo rasgo. Se a trama do tecido for aberta, uma distância maior do rasgo se faz necessária.

Passo 2

Faça três ou quatro pontos soltos por vez. Puxe a linha gentilmente para que o tecido não franza. Empurre bordas rasgadas e feias para o avesso do tecido. Trabalhe através do rasgo com pontos iguais até estar quase no fim dele.

Passo 3

Reduza gradualmente o tamanho dos pontos para 3 mm enquanto trabalha 1,5 cm depois do rasgo. Dê os pontos finais e minimize franzidos antes de fechar o nó.

Passo 4

Termine consertando o rasgo com alguns pespontos seguidos de um nó em figura de oito no avesso do tecido, como você fez no começo da tarefa.

Mais recentes

×