Como consertar uma válvula solenóide que travou aberta

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

As válvulas que controlam a distribuição de água dos sistemas de irrigação residenciais são os componentes mais críticos do seu sistema subterrâneo de irrigação. Uma válvula que trave aberta pode rapidamente transformar rapidamente sua grama em um pântano, e matar rapidamente toda a grama. Apesar de muitos donos de casa preferirem chamar uma empresa local de manutenção de sistemas de irrigação, consertar uma válvula que travou aberta é uma tarefa que qualquer pessoa consegue fazer.

Passo 1

Encontre o controle de fluxo da válvula, que é um parafuso plástico que fica proeminente, em sua parte central, e use seus dedos para girá-lo para a direita, até que pare, e então gire-o quatro voltas completas para a esquerda. Assim, você eliminará as bolhas de ar da válvula, caso elas estejam impedindo o fechamento da válvula, e abrí-la apenas quatro voltas garante o fluxo adequado da água, mas evita bolhas de ar futuras.

Passo 2

Encontre a solenóide da válvula (uma peça plástica cilíndrica com dois fios saindo dela) e gire-a o máximo possível para a direita. Assim, você garante que ela está na posição correta para fechar a válvula.

Passo 3

Encontre a entrada de água principal do sistema de irrigação. Geralmente, fica perto da saída de água da sua casa ou porão. Feche-a.

Passo 4

Remova a tampa da válvula, soltando e removendo todos os parafusos superiores com a chave de fenda. Remova o diafragma de borracha, com cuidado para não soltar a grande mola que fica sobre ele. Verifique se há alguma sujeira sob o diafragma e remova-a, caso haja. Assim, você garante que não haja obstruções que impeçam o diafragma da válvula de cortar o fluxo da água.

Passo 5

Veja se o diafragma está deteriorado. Substitua-o por um novo, caso haja sinais de inflexibilidade ou corrosão. Lembre-se de alinhá-lo com os furos dos parafusos, e coloque a mola novamente sobre ele antes de recolocar e aparafusar a tampa da válvula, com a chave de fenda.

Passo 6

Religue o suprimento de água do seu sistema de irrigação. A válvula é fixa, e permanecerá fechada, a não ser que o seu controlador esteja alimentando-a.

Mais recentes

×