Como consertar um vazamento usando espuma expansiva

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Canos com vazamentos são um problema comum em muitas residências e acabam não só aumentando as contas de água, mas também causando danos domésticos. Os reparos são normalmente caros e demorados, mas há uma maneira de parar os vazamentos sem substituir o encanamento. A espuma expansiva é um produto desenvolvido para corrigir esse tipo de problema que, quando aplicada a um vazamento, se incha, preenche o buraco e interrompe o fluxo de água. Este método depende do acesso à tubulação com vazamento, mas leva apenas algumas horas para ser concluído.

Passo 1

Interrompa o fluxo de água pelo cano com vazamento, o que pode ser feito fechando a válvula de controle do tubo problemático ou a fonte de água da casa.

Passo 2

Deixe a água escoar agora com a corrente fechada e, em seguida, seque o tubo completamente com um pano para examinar de perto a fonte do vazamento. Limpe a área em torno do vazamento com auxílio de uma bacia com água morna e sabão. Por último, use um desengraxante e esponja, se houver qualquer acúmulo de gordura ou material pegajoso.

Passo 3

Posicione o tubo de espuma expansiva no ponto de vazamento e aplique em torno da circunferência do tubo com um movimento suave e firme. À medida que o enchimento se expande, ele deve cobrir todo o vazamento, reforçando a tubulação e reduzindo o risco de um novo vazamento.

Passo 4

Se necessário, apare o excesso de espuma com uma faca afiada.

Passo 5

Deixe a espuma secar, pois embora o exterior se solidifique rapidamente, demora algumas horas até a parte de dentro ficar sólida.

Passo 6

Ligue o fluxo de água novamente e verifique a área problemática por qualquer evidência de um novo vazamento. Inspecione o tubo várias vezes durante as primeiras horas e esporadicamente nos dias seguintes. Repita todo procedimento se o vazamento continuar.

Mais recentes

×