Como sangrar o cilindro mestre em um Fusca refrigerado a ar

É importante retirar todo o ar em linhas de freios hidráulicas

Car Brake image by Joelyn Pullano from Fotolia.com

Os freios do Fusca utilizam um sistema hidráulico que conta com mudanças de pressão. Quando o pedal do freio é pressionado, o pistão no cilindro mestre força o fluido de freio nas linhas que correm aos freios. O fluido faz com que as pastilhas de freio sejam pressionadas contra a superfície das rodas, diminuindo a velocidade do Bug. Para que o sistema funcione corretamente, ele deve estar sem ar. O sangramento do cilindro mestre é o processo de remoção de ar do sistema de freio.

Step 1

Retire a tampa do reservatório do freio mestre e verifique as condições do fluido. Ele deve possuir uma cor dourada clara, sem qualquer poeira ou detrito. Se o líquido estiver sujo, sugue-o com uma seringa e substitua-o. Encha o fluido até o ponto da linha de junção do reservatório, e em seguida, coloque a tampa novamente.

Step 2

Procure o anel de borracha que cobre a válvula de purga; ele está localizado na parte lateral do cilindro mestre. Remova o anel. Solte a válvula de purga da roda traseira direita com uma chave de caixa, e em seguida, aperte-a levemente.

Step 3

Fixe o tubo à válvula de purga, e em seguida, insira a outra extremidade em um recipiente de vidro transparente que contenha um pouco de fluido de freio. A extremidade do tubo tem que ficar submersa.

Step 4

Com a ajuda de um assistente, bombeie o pedal do freio, pressionando com firmeza. Enquanto o assistente segura o pedal do freio, solte a válvula de purga ligeiramente.

Step 5

Procure por bolhas de ar na extremidade do tubo. Depois de alguns segundos, feche a válvula e deixe que o assistente retire o pé do pedal do freio. Espere alguns segundos e repita os passos quatro e cinco até que não existam mais bolhas de ar saindo. Em seguida, faça o mesmo para as linhas de freio traseira esquerda, dianteira direita, e dianteira esquerda.

Step 6

Encha o nível do fluido de freio no reservatório, e em seguida, teste os freios. Não deve haver nenhuma suavidade ou comportamento estranho em ação no pedal do freio. Se chega ao chão, ainda existe ar em algum lugar do sistema.

eHow Brasil
×