Como sangrar o cilindro mestre em um Fusca refrigerado a ar
Car Brake image by Joelyn Pullano from Fotolia.com
Os freios do Fusca utilizam um sistema hidráulico que conta com mudanças de pressão. Quando o pedal do freio é pressionado, o pistão no cilindro mestre força o fluido de freio nas linhas que correm aos freios. O fluido faz com que as pastilhas de freio sejam pressionadas contra a superfície das rodas, diminuindo a velocidade do Bug. Para que o sistema funcione corretamente, ele deve estar sem ar. O sangramento do cilindro mestre é o processo de remoção de ar do sistema de freio.
Step 1
Retire a tampa do reservatório do freio mestre e verifique as condições do fluido. Ele deve possuir uma cor dourada clara, sem qualquer poeira ou detrito. Se o líquido estiver sujo, sugue-o com uma seringa e substitua-o. Encha o fluido até o ponto da linha de junção do reservatório, e em seguida, coloque a tampa novamente.
Step 2
Procure o anel de borracha que cobre a válvula de purga; ele está localizado na parte lateral do cilindro mestre. Remova o anel. Solte a válvula de purga da roda traseira direita com uma chave de caixa, e em seguida, aperte-a levemente.
Step 3
Fixe o tubo à válvula de purga, e em seguida, insira a outra extremidade em um recipiente de vidro transparente que contenha um pouco de fluido de freio. A extremidade do tubo tem que ficar submersa.
Step 4
Com a ajuda de um assistente, bombeie o pedal do freio, pressionando com firmeza. Enquanto o assistente segura o pedal do freio, solte a válvula de purga ligeiramente.
Step 5
Procure por bolhas de ar na extremidade do tubo. Depois de alguns segundos, feche a válvula e deixe que o assistente retire o pé do pedal do freio. Espere alguns segundos e repita os passos quatro e cinco até que não existam mais bolhas de ar saindo. Em seguida, faça o mesmo para as linhas de freio traseira esquerda, dianteira direita, e dianteira esquerda.
Step 6
Encha o nível do fluido de freio no reservatório, e em seguida, teste os freios. Não deve haver nenhuma suavidade ou comportamento estranho em ação no pedal do freio. Se chega ao chão, ainda existe ar em algum lugar do sistema.
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Referências
- "How to Keep Your Volkswagen Alive 19 Ed: A Manual of Step-by-Step Procedures for the Compleat Idiot"; John Muir, Tosh Gregg, and Peter Aschwanden; 2001
- "Volkswagen Super Beetle, Beetle & Karmann Ghia (Type 1) Official Service Manual: 1970 - 1979"; Volkswagen of America Inc.; 2010
Dica
- Verifique o nível do reservatório do fluido no cilindro mestre frequentemente, para se certificar de que o nível não está muito baixo. Se o reservatório estiver vazio, ele irá sugar mais ar para dentro do sistema.
- Estacione o carro no nível do solo, ou utilize cavaletes.
Créditos Fotográficos
Car Brake image by Joelyn Pullano from Fotolia.com