Como consertar o vidro de uma janela de carro que fica caindo

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

Janelas de carros usam um braço de controle e um regulador guia que servem para levantar e baixar o painel de vidro da porta, tanto de forma manual quando com um motor elétrico. Quando o painel de vidro sai do regulador, ele pode cair dentro da porta. Uma pessoa com conhecimentos médios de mecânica pode reparar um vidro caído em cerca de uma hora.

Passo 1

Remova o painel interior da porta para ter acesso à janela. Muitos parafusos estarão mantendo este painel, localizados geralmente debaixo do encosto do braço e na estrutura da abertura da porta. Uma vez que esteja desaparafusado, ele pode ser gentilmente retirado dos trincos que o prendem à porta de metal. Este passo irá expôr o regulador da porta e a janela de vidro.

Passo 2

Remova o painel de vidro puxando através da porta com a mão. Há vários buracos na porta de metal a partir dos quais o vidro pode ser movido e retirado lentamente. Certifique-se de não tirá-lo completamente, uma vez que existem flanges que podem não encaixar-se na abertura da janela.

Passo 3

Recoloque a janela no regulador ou troque-a, desacoplando-a totalmente de todas as armações. A armação inferior estará presa ao regulador com uma presilha que pinça a janela ou, mais comumente, um ferrolho que atravessa um furo no vidro. Quando estas presilhas ou ferrolhos tornam-se frouxos, a janela pode desconectar-se do regulador e cair dentro da porta. Segure a janela no lugar e aperte levemente os ferrolhos no sentido horário, ou aperte as presilhas com um alicate antes de colocar o vidro no lugar.

Passo 4

Teste a janela antes de trocar o painel da porta e veja se o movimento do regulador está correto conforme a vidro se move. Qualquer reparo não efetivo se tornará óbvio quando a janela for usada mais vezes e trocar o painel de maneira prematura pode ser perda de tempo.

Passo 5

Coloque o painel na porta empurrando-o de volta nos trincos e apertando os parafusos. Dê algumas batidinhas nas áreas do painel que não se encaixarem nos trincos.

Mais recentes

×