×
Loading ...

Como construir um açude

Os açudes podem ser práticos, usados como fonte de água para os animais e plantas da fazenda, ou puramente estéticos. Não importa o motivo da construção de um açude em suas terras, o processo pode ser bastante desafiador, dependendo das leis locais de zoneamento. Embora você possa ser capaz de completar o projeto por conta própria, a cidade ou o estado podem requerer a contratação de um ou mais profissionais para avaliar a terra e planejar a construção. Informe-se antes de começar a fazer planos.

Instruções

Os açudes podem funcionar como fontes de água, piscinas ou adições atraentes à paisagem (Ländliche Idylle image by Hendrik Schwartz from Fotolia.com)
  1. Verifique as leis e os regulamentos locais de zoneamento, antes de começar a planejar a escavação. Também é preciso escolher um local apropriado para isso: terras de baixa altitude próximas a um córrego ou riacho são os melhores locais para construir açudes. Contrate um agrimensor profissional e um representante da secretaria de agricultura e recursos naturais, para avaliar o possível local da escavação. Em alguns casos, a aprovação desses dois profissionais é necessária para obter a permissão de construir um açude. Eles podem ser capazes de sugerir áreas melhores nas suas terras onde construir.

    Loading...
  2. Mande fazer uma planta ou, se tiver a experiência e o equipamento, desenhe-o você mesmo. Em muitos casos, é preciso providenciar as plantas quando alguém se candidata a obter uma permissão de zoneamento. A secretaria local de agricultura e recursos naturais será capaz de fornecer os requisitos necessários para conseguir as permissões antes de construir.

  3. Prepare o local da escavação. Utilize colunas de madeira e cordas para marcar o lugar. Remova o solo superior e todas as plantas e árvores. Limpe o local antes de entrar com o equipamento pesado. Faça o melhor possível para preservar as plantas, para poder replantá-las em torno do perímetro do açude, a fim de evitar a erosão.

  4. Cave o açude. Se for construir um açude grande, você deve planejar a contratação de uma equipe, para fazer a escavação, ou o aluguel de uma retroescavadeira e de uma escavadeira, se souber operá-las. Caso necessário, coloque uma camada de argila, com 30 a 60 cm de espessura, no fundo do açude. Se a terra for naturalmente rica em argila, talvez não seja preciso acrescentá-la. Os profissionais contratados anteriormente poderão fornecer mais informações sobre o solo da sua propriedade.

  5. Encha o açude. Você pode o deixar encher gradualmente, com água da chuva, ou pode construir uma vala a partir do rio ou córrego próximo, para desviar um pouco do curso d'água até ele. Se escolher a segunda opção, será preciso colocar algumas pedras no fundo da vala, para prevenir a erosão e filtrar a lama da água que chega. Replante as árvores e outras plantas que foram retiradas anteriormente, para evitar que ocorra erosão no perímetro do açude.

Loading...

O que você precisa

  • Pás
  • Retroescavadeira
  • Escavadeira
  • Colunas de madeira
  • Corda
  • Argila

Referências

Loading ...
Loading ...