Como passar um tubo de exaustão para fogão a lenha através da parede

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

O tubo de exaustão de um fogão a lenha, que na verdade é uma chaminé, deve ser passado através da parede somente quando não for possível passá-lo pelo telhado. Uma chaminé que sobe pela parede da casa resultará em um fogão que queima melhor e com menos formação de creosoto no tubo de exaustão. Serão necessários tubos classe A para esse tipo de exaustão, ou seja, tubos capazes de suportar temperaturas de cerca de 1150° C, além de serem aprovados pelos códigos de construção de paredes.

Fazendo o furo

Passo 1

Determine onde deseja que o tubo de exaustão do fogão a lenha passe na parede. O tubo deve ficar próximo ao fogão, embora seja preciso deixar pelo menos 10 cm entre a parede e o fogão.

Passo 2

Use o detector para ter certeza de que não você não forçará e cortará um obstáculo. Entretanto, o furo deve ficar próximo a esse obstáculo.

Passo 3

Meça o diâmetro do tubo de exaustão horizontal ou da chaminé que será usado, caso ainda não saiba a medida. Em seguida risque um círculo do mesmo tamanho na parede no local onde você pretende cortar.

Passo 4

Coloque uma broca de 15 mm na furadeira e faça vários furos no reboco, mantendo-os dentro do círculo que você desenhou. Insira a serra tico-tico nesse local e corte ao redor do círculo. Remova o isolamento na parede até ter acesso à parede externa. Use o compasso para marcar um círculo para o tubo na parte interna da parede externa.

Passo 5

Use uma broca longa para furar a parede externa em vários pontos em torno do círculo -- use brocas de alvenaria para paredes de tijolos. Conclua o trabalho do lado de fora da casa fazendo um furo circular na parede. Use a serra no caso de uma construção estruturada ou uma broca no caso de construção em alvenaria.

Inserindo o tubo

Passo 1

Coloque a proteção contra radiação, que serve de isolamento entre o tubo de exaustão e a parede. Forme um círculo ao redor da circunferência do furo e parafuse no lugar. Aplique o vedante de silicone onde a proteção encontra as paredes interna e externa.

Passo 2

Pela parte de fora da parede, encaixe o tubo de exaustão no furo, certificando-se de que a proteção contra radiação cubra todo o tubo na parede. Deixe pelo menos 10 cm de tubo entre a parede e o cômodo.

Passo 3

Estenda o tubo na parte de fora da casa de modo que fique pelo menos a 5 cm de distância da parede antes de colocar o joelho, que poderá ser aberto para limpeza. A chaminé sai desse joelho na parte externa da casa.

Mais recentes

×