×
Loading ...

Como construir uma esfera armilar

Uma esfera armilar é um modelo do universo ptolomaico centralizado na Terra de pelo menos dois mil anos. Essa esfera consiste em um globo como era conhecido na época, rodeado por diversos anéis fixos que representavam faixas celestiais importantes, como o equador, o zodíaco, os trajetos do Sol e da Lua e a posição de constelações importantes. O termo "armilar" deriva de uma palavra antiga que significa "pulseiras" — os anéis que circulam o globo provavelmente sugeriam pulseiras a alguém.

Instruções

Esferas armilares são modelos medievais do céu (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Pinte o globo central para representar a Terra. Para dar mais autenticidade, transforme a América e a Ásia em um continente. A maioria das áreas do mundo pode ser imprecisa, mas o Mediterrâneo deverá ser mais preciso. Será uma boa ideia incluir serpentes marítimas e dragões, como eles sempre estão presentes em qualquer mapa medieval. As esferas armilares verdadeiras possuíam globos que eram gravados para exibir os contornos continentais. Isso poderá ser simulado com tinta metálica sobre contornos em relevo — ou rebaixados.

    Loading...
  2. Prenda os anéis com pedaços pequenos de cavilha. Corte-os de forma que fiquem com metade da diferença entre os diâmetros dos anéis e do globo. por exemplo, se o globo tiver 15 cm de diâmetro e, os anéis, 25 cm, as cavilhas deverão ter 5 cm de comprimento, já que 1/2 x (25 - 15) = 5. Pinte as cavilhas com spray. Encontre três ou quatro locais ao redor do equador que não interfiram em uma característica interessante, como o Mediterrâneo, para colar as primeiras cavilhas. Cole um anel equatorial. Esse anel deverá ter inscrito a palavra "equador" em um tipo de letra antiga e ser pintado como o resto da esfera.

  3. Cole os anéis dos trópicos de câncer e de capricórnio no lugar, paralelos aos anéis equatoriais e na metade da distância entre o equador e os polos. As trajetórias do Sol, da Lua e do zodíaco — sempre incluídos em esferas armilares — são aproximadamente o mesmo e formam um ângulo de 20º a 30º com o anel equatorial. Esse ângulo muda com a época do ano. É tradicional dividir o anel zodiacal com 12 barras verticais e colocar o símbolo apropriado em cada seção. Adicione mais um ou dois anéis em ângulos artisticamente agradáveis. Prenda o pedestal, caso tenha um, no polo sul.

Loading...

Dicas

  • Ao pintar as cavilhas, não será necessário pintar as pontas com perfeição, já que elas não aparecerão.

Aviso

  • Ao desenhar os símbolos no anel zodiacal, assegure-se de colocá-los em ordem, já que, caso contrário, provavelmente alguém notará.

O que você precisa

  • Uma esfera metálica de 15 cm a 30 cm de diâmetro
  • Seis ou sete anéis metálicos de 1 cm de espessura, com diâmetros internos duas a três vezes maiores que o globo
  • Uma cavilha de 2 mm
  • Cola
  • Tinta metálica em spray
  • Um pedestal para apoiar a esfera armilar (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...