Como plantar em vasos sem furos
pot plant image by Gina Smith from Fotolia.com
Vasos de plantas que não conseguem florescer e eventualmente morrem são na maioria das vezes vítimas do excesso de água e drenagem ineficiente. O excesso de água que se acumula no fundo do vaso fica estagnado e satura o solo, apodrecendo a raiz. Plantas raramente se recuperam quando suas raízes estragam. No entanto, alguns dos mais belos vasos não têm furos para drenagem, e se você não pode fazer um furo ou dois sem correr o risco de estragar o vaso, a resposta pode ser o vaso duplo.
Step 1
Acomode uma camada de cascalho, rochas de lava ou cacos no fundo do vaso decorativo.
Step 2
Coloque o vaso de plástico ou forro dentro do vaso decorativo e em cima das pedras. Verifique se a parte superior do forro do vaso é igual ou inferior à borda do vaso decorativo. Adicione mais pedras no fundo do vaso decorativo se o vaso ou forro de plástico for mais de 2 cm menor que o vaso decorativo. Remova o material abaixo, ou corte a borda do forro utilizando uma tesoura de cozinha afiada ou uma faca se ele estiver acima do topo do vaso decorativo.
Step 3
Despeje terra no forro de plástico até a metade. Coloque a planta no vaso, com a raiz no centro do solo. Adicione ou remova a terra abaixo da planta conforme necessário, até o solo se nivelar em volta da planta (ou coloque no tronco na linha do plantio, no caso de uma planta de raiz nua) deixe 5 cm abaixo da borda do vaso de plástico.
Step 4
Complete a terra ao redor da planta escavando nas áreas volta das raízes com uma espátula, firmando o solo com as mãos o quanto for necessário .
Step 5
Regue a planta com um regador. Deixe a água penetrar no solo.
Step 6
Esconda a borda superior do vaso de plástico ou forro espalhando uma camada de esfagno sobre o solo ao redor da planta.
Referências
Dica
- Retire cuidadosamente o forro do vaso decorativo antes de colocar água para verificar se há água parada no fundo do vaso decorativo. Se houver, coloque o vaso ou forro de lado e drene a água do vaso decorativo, e enxague para permitir que as rochas sequem, em seguida, coloque-as de volta, e substitua a planta. Regue com menos frequência até que não tenha água parada no vaso ao regar. A água parada facilita o aparecimento de insetos e mofo, e vai começar a feder se não for drenada.
- Se você não consegue encontrar um vaso de plástico ou forro que tenha um bom ajuste, coloque-o em um pote de sorvete, cesta de lixo de plástico ou outro recipiente de plástico que se ajuste ao vaso. Não se esqueça de cortar ou perfurar buracos no fundo antes de usá-lo para o plantio.
Advertência
- Não tente consertar um vaso sem drenagem apenas com rochas em camadas, cascalho ou areia no fundo, adicionando terra e planta em cima dele, pois isso não permitirá a drenagem adequada do solo, e sua planta ainda ficará encharcada.
Sobre o Autor
Gretchen Maron has written content for journals, websites, newspapers, radio news and newsletters, ranging from the International Horn Society journal "Horn Call" and the Air America Radio website, to non-profit organization websites. A librarian for over 30 years and a professional writer since 1996, she's an experienced, knowledgeable researcher.
Créditos Fotográficos
pot plant image by Gina Smith from Fotolia.com