×
Loading ...

Como construir um forno tandoor de concreto

Um tandoor é um forno tradicional indiano feito de concreto. Ele é bem isolado e sua parte superior é arredondada. Coloque briquetes de carvão dentro dele para aquecer o item que será assado, tradicionalmente um pão achatado indiano conhecido como naan, ou carne. Economize dinheiro fazendo seu próprio tandoor, além deste ser um projeto gratificante. Compre os materiais necessários em uma loja de equipamentos ou de artigos para casas.

Instruções

Construa um forno tandoor de concreto (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Encontre um lugar ao ar livre onde você possa instalar seu forno. A área deve ser um pouco maior do que o forro de tandoor. Meça as dimensões e em seguida coloque estacas ou bastões para indicar os cantos.

    Loading...
  2. Cave 5 cm de profundidade na área.

  3. Coloque as estruturas de madeira ao redor das bordas do local.

  4. Coloque concreto dentro do buraco e alise-o com algum objeto, como um bloco de madeira. Deixe-o secar por pelo menos 24 horas. Se houver chances de chover, coloque uma lona sobre o concreto, e prenda-a com estacas.

  5. Construa quatro paredes de tijolos ao redor da área. Faça-as com cerca de 10 tijolos de altura. Verifique se as paredes estão em uma altura parecida com a do forro.

  6. Remova um tijolo de cada parede para permitir a ventilação. Retire-os mais ou menos na mesma altura das saídas de ventilação de seu forro para forno.

  7. Coloque uma camada de tijolos resistentes ao fogo na parte inferior do forno utilizando argamassa.

  8. Coloque o forro de tandoor no espaço que você construiu, certificando-se de alinhar as saídas de ventilação. O forro deve um pouco mais alto do que suas paredes de tijolo.

  9. Fixe as bordas do forro com tijolos resistentes ao fogo no chão. Deixe-o secar por cerca de 24 horas, e então tente mover o forro para ver se ele está solto. Se estiver, adicione mais cimento e deixe secar.

  10. Construa um tubo de ligação entre as saídas de ventilação do forro e as que você fez nas paredes. Utilize o tubo mais flexível e resistente ao calor que puder encontrar nas loja de equipamentos ou de artigos para casas. Aplique cimento para selar as saídas de ar ao redor do cano.

  11. Utilize vermiculite para preencher o espaço entre o forro e as paredes.

  12. Utilize madeira compensada ou lona para construir uma cobertura que irá proteger o seu tandoor da chuva.

  13. Acenda carvão dentro de seu forno quando for utilizá-lo.

Loading...

O que você precisa

  • Estrutura de madeira para a base de concreto
  • Concreto seco
  • 70 a 150 tijolos comuns
  • 20 a 40 tijolos resistentes ao fogo
  • Forro para forno tandoor (disponível através de revendedores de tandoor)
  • Vermiculite
  • Areia do construção
  • Espátula
  • Régua

Referências

Loading ...
Loading ...