×
Loading ...

Como fazer o fogo durar a noite toda em um fogão à lenha

Muitas pessoas estão fazendo a transição de aquecimento elétrico ou a gás para o à lenha. A madeira é bem menos cara do que gás e eletricidade, embora seja mais trabalhosa. O calor gerado pela lenha parece ser mais quente do que o gerado por eletricidade, exceto quando o fogo se apaga e a casa fica fria. Existem técnicas que você pode por em prática para ter um fogo que queima vagarosamente durante toda a noite, mantendo a casa em uma temperatura agradável. E podem ainda até sobrar algumas brasas pela manhã.

Instruções

Mantenha sua casa aquecida durante a noite (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Permita que o fogo presente no seu forno à lenha queime todo um pouco antes de recarregar com mais madeira.

    Loading...
  2. Disperse as brasas no chão do forno para se certificar de que haja cobertura suficiente para ajudar o fogo a queimar homogeneamente. Use o atiçador para espalhar as brasas.

  3. Coloque várias madeiras em cima das brasas, de forma a ficarem bem perto umas das outras. Deixe apenas de 5 mm a 1 cm entre uma e outra. Use madeira resistente, como carvalho ou madeira de bordo, que dura mais tempo queimando do que madeiras mais macias.

  4. Empilhe muitos outros pedaços de madeira em cima dos troncos que couberem no forno. Incentive o fogo a queimar lentamente ao organizar esse pedaços de madeira bem próximos uns dos outros. Feche as portas do forno.

  5. Siga a sua rotina normal antes de dormir. Verifique o forno mais uma vez antes de ir para a cama. Abra as portas dele para ver se a lenha está queimando. Feche as portas.

  6. Feche os respiros quase totalmente. Deixe aproximadamente 5 mm de abertura para permitir o fluxo de ar, o qual é necessário para manter a madeira queimando durante a noite.

Loading...

Dicas

  • Para ajudar a manter o fogo aceso e deixar sua casa quente durante as noites frias de inverno, fique acordado até um pouco mais tarde, talvez uma hora, antes de carregar a madeira e ir para a cama.
  • Se você tem lenhas não cortadas que se encaixem em seu forno à lenha, guarde-as para uso durante a noite ou quando você vai estar longe de casa por um longo período de tempo. Elas queimam mais lentamente do que as repartidas e vão durar um pouco mais.

Aviso

  • Não feche totalmente os respiradores do forno à lenha, pois isso impede o ar de circular e diminui o fogo.

O que você precisa

  • Atiçador
  • Lenha

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...