Como fazer o fogo durar a noite toda em um fogão à lenha

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Muitas pessoas estão fazendo a transição de aquecimento elétrico ou a gás para o à lenha. A madeira é bem menos cara do que gás e eletricidade, embora seja mais trabalhosa. O calor gerado pela lenha parece ser mais quente do que o gerado por eletricidade, exceto quando o fogo se apaga e a casa fica fria. Existem técnicas que você pode por em prática para ter um fogo que queima vagarosamente durante toda a noite, mantendo a casa em uma temperatura agradável. E podem ainda até sobrar algumas brasas pela manhã.

Passo 1

Permita que o fogo presente no seu forno à lenha queime todo um pouco antes de recarregar com mais madeira.

Passo 2

Disperse as brasas no chão do forno para se certificar de que haja cobertura suficiente para ajudar o fogo a queimar homogeneamente. Use o atiçador para espalhar as brasas.

Passo 3

Coloque várias madeiras em cima das brasas, de forma a ficarem bem perto umas das outras. Deixe apenas de 5 mm a 1 cm entre uma e outra. Use madeira resistente, como carvalho ou madeira de bordo, que dura mais tempo queimando do que madeiras mais macias.

Passo 4

Empilhe muitos outros pedaços de madeira em cima dos troncos que couberem no forno. Incentive o fogo a queimar lentamente ao organizar esse pedaços de madeira bem próximos uns dos outros. Feche as portas do forno.

Passo 5

Siga a sua rotina normal antes de dormir. Verifique o forno mais uma vez antes de ir para a cama. Abra as portas dele para ver se a lenha está queimando. Feche as portas.

Passo 6

Feche os respiros quase totalmente. Deixe aproximadamente 5 mm de abertura para permitir o fluxo de ar, o qual é necessário para manter a madeira queimando durante a noite.

Mais recentes

×