Como construir um muro de arrimo com madeira de paisagismo

••• massive retaining wall image by Yali Shi from Fotolia.com

Construa um muro de arrimo, com madeira para paisagismo, para um canteiro elevado ou para segurar um terreno em declive. Uma boa drenagem é importante na construção de um muro de contenção, com madeira, para evitar a umidade e o apodrecimento do material.

Passo 1

Cave, com uma pá, uma trincheira de 30 cm de profundidade e 25 cm mais larga do que a madeira de paisagismo. Ao longo da trincheira, caminhe com um nível, para nivelar o chão da trincheira.

Passo 2

Coloque 15 cm de cascalho na trincheira. Caminhe, ao longo da trincheira, com um nível, para ajustar o cascalho no fundo da trincheira. Use um compactador para socar o cascalho e a terra no fundo da trincheira.

Passo 3

Faça um orifício de 15 cm em cada extremidade da madeira para paisagismo. Faça furos adicionais espaçados a 1,20 m.

Passo 4

Faça orifícios para vazão, na base da madeira para paisagismo, com a broca de 30 cm, espaçados em 1,20 m, da frente ao verso, das pranchas.

Passo 5

Coloque a madeira no topo do cascalho, a 5 cm da borda da trincheira. Use um nível para posicioná-la de maneira uniforme.

Passo 6

Passe os pedaços de ferro de 1,20 m pelos furos-guia, batendo com a marreta.

Passo 7

Coloque a segunda fiada de madeira no topo da primeira, de maneira que a junção abaixo fique 1,20 m da extremidade da madeira, na segunda fiada. Alinhe a frente da segunda fiada 30 cm atrás da primeira. Junte a segunda fiada à primeira, com cravos passados a 15 cm da extremidade e espaçados a 1,20 m ao longo das pranchas.

Passo 8

Estenda a manta de paisagismo atrás do muro. Derrame 5 cm de cascalho em cima da manta.

Passo 9

Acrescente outra fiada de pranchas seguindo as instruções do passo 7.

Passo 10

Coloque um tubo perfurado na trincheira, atrás do muro, em cima do cascalho. Cubra com 10 cm de cascalho. Enrole bem a manta no cascalho, cobrindo-a completamente.

Passo 11

Crie um T com pedaços de madeira de 1,20 m ou 1,50 m. Prenda com parafusos. Coloque a extremidade inferior 15 cm da frente do muro, com o restante horizontal e atrás do muro.

Passo 12

Cave a área onde a cruz do T fica atrás do muro. Coloque um nível para alisá-lo na posição, acrescentando ou tirando terra. Se acrescentar terra, soque-a, para compactá-la. Insira dois parafusos na extremidade da madeira, sobre a fiada abaixo.

Passo 13

Acrescente um T a cada 1,80 m ou 2,40 m ao longo do muro e para cada fileira de madeira.

Passo 14

Complete com terra, atrás do muro, depois de cada fileira de madeira. Soque as camadas, com um compactador.

Mais recentes

×