Como contruir uma ponte sobre um pequeno riacho
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Uma pequena ponte é um acesso que um proprietário rural utiliza para chegar a áreas do outro lado de um pequeno riacho. Quando estiver construindo a ponte, a segurança e a estabilidade são de extrema importância. Uma simples tora caída atravessada sob o riacho permite a passagem, mas pode rolar sob os pés, causando uma queda desagradável e até ossos fraturados. A ponte bem construída, com um corrimão, é uma opção mais segura para os caminhantes que querem atravessar um pequeno riacho.
Step 1
Meça a largura do riacho de uma margem à outra, em um local relativamente plano. Adicione 2 m para as fundações. Se a largura do riacho for 4,5 metros, e mais um beiral de 2 m, perfaz um total de 6,5 m para a ponte.
Step 2
Remova todos os ramos dos troncos utilizando uma serra elétrica ou serrote. Separe galhos de 10 cm de diâmetro para o corrimão. Corte os galhos em 10 peças de 90 cm. Separe quatro galhos em comprimentos de 2,5 m a 3,5 m.
Step 3
Cave uma vala paralela de 2 m de comprimento paralela nos dois lados do riacho, larga e profunda o suficiente para os troncos desta medida ficarem assentados com a metade no interior do solo. Centralize as valas a 60 cm das margens do riacho. Coloque cada tora em uma vala e soque o solo firmemente em torno delas. Estas são as fundações para a ponte.
Step 4
Entalhe o topo da fundação, a 30 cm de cada extremidade e de 10 a 15 cm de profundidade, usando um machado ou motosserra. Repita com a outra. As extremidades dos troncos de 6 m se encaixarão nestes entalhes. As extremidades dos troncos devem estar à uma distância de 15 cm, quando postas no lugar.
Step 5
Coloque os troncos atravessando o riacho, encaixando-os nos entalhes das fundações. Peça a ajudantes para mover os troncos ou guinche-os usando um guincho ligado a uma árvore ou ao para-choques de um caminhão. Esses suportes são chamados de longarinas.
Step 6
Faça um furo em cada longarina e nas fundações. Martele um pedaço de vergalhão através da longarina, da fundação, e no chão até que o vergalhão fique nivelado com a parte superior da longarina. Isso ajudará a ancorar a ponte.
Step 7
Coloque as tábuas brutas atravessando as longarinas, deixando 0,5 cm entre as tábuas. Pré-fure e aparafuse-as centralizadas às longarinas, usando os parafusos galvanizados a cada 3 cm de distância.
Step 8
Construa um corrimão aparafusando os galhos de 90 cm de comprimento em um lado da ponte. Pré-fure e utilize parafusos galvanizados para prender os galhos em uma posição vertical a 60 cm de distância. Use três parafusos por galho fixando-os nas extremidades das tábuas e nos lados das longarinas.
Step 9
Selecione os ramos mais longos e fixe-os aos topos das colunas verticais, fazendo um corrimão. Pré-fure e aperte um parafuso através do corrimão e na parte superior de cada suporte. Adicione apoios suplementares, se necessário, onde duas partes do corrimão se encontram.
Step 10
Corte uma tábua 2 x 4 em duas partes de 1,20 m. Pré-fure e aparafuse-as ao longo das bordas laterais externas no lado de cima da ponte, com o lado plano para baixo, para fazer um anteparo. Ele impede que o pé escorregue para fora da lateral da ponte em tempo chuvoso ou no escuro.
Recursos
- International Labour Office: Pontes; Ron Dennis; outubro 2004 [em inglês]
- SDSC Education: Construção de pontes [em inglês]
Dica
- A dimensão mínima das longarinas é 30 cm de diâmetro. A largura mínima para o piso é de 90 cm.
- Sempre instale um corrimão, use tábuas 2 x 4 se galhos não estiverem disponíveis.
- O carvalho ou outra madeira é preferível ao pinheiro, especialmente para os corrimãos, devido à resina excretada por pinheiros.
- Teste a ponte em cada etapa para garantir a estabilidade.
- As toras divididas podem ser substituídas por tábuas de corte bruto. Entalhe os troncos partidos para encaixar sobre as longarinas. Não corte as longarinas, pois comprometerá a sua estabilidade e resistência.
Advertência
- Use luvas e óculos de segurança.
- Esta ponte é destinada ao tráfego de pedestres sobre um pequeno riacho. Não se destina a ser utilizada por qualquer tipo de veículo a motor.
- Se você nunca usou uma serra elétrica, não comece agora. Use um serrote ou leve a uma madeireira para preparar os troncos para você.
- Não entalhar as longarinas para não enfraquecê-las.
- Se a ponte estiver a mais de 3 metros acima do riacho, adicione um corrimão de ambos os lados para a segurança.
- Não use a ponte, se o riacho em cheia e água está tocando ou passando por cima dela. Mesmo uns poucos centímetros de água em movimento rápido pode derrubá-lo e arrastá-lo para fora da ponte.
Sobre o Autor
With degrees in fine and commercial art and Spanish, Ruth de Jauregui is an old-school graphic artist, book designer and published author. De Jauregui authored 50 Fabulous Tomatoes for Your Garden, available as an ebook. She enthusiastically pursues creative and community interests, including gardening, home improvement and social issues.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images