×
Loading ...

Como construir uma pista de bolinha de gude

A pista de bolinhas de gude é uma maneira divertidas para as crianças brincarem com bolas de gude. Ela envolve um trilho que cai da parte superior da pista e usa a gravidade para movimentar a bolinha para baixo de um curso guiado para a parte inferior. Embora existam pistas disponíveis comercialmente, você pode construir sua próprio e economizar dinheiro. Isso também permite que você a personalize e construa do jeito que você quiser. A pista pode ser feitas a partir de tubos de papelão ligados em conjunto.

Instruções

Pistas de bola de gude usam a gravidade para mover as bolinhas (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Desenhe o projeto de sua pista. Anote as dimensões das seções diferentes e as alturas das colunas.

    Loading...
  2. Corte os tubos em vários comprimentos necessários para a sua pista. Você pode cortar o tubo ao meio, se você deseja ver a bolinha em seu trajeto. No entanto, os pilares devem ser feitos a partir de pedaços completos de tubo.

  3. Fixe as peças da pista com fita adesiva, de acordo com seu projeto. Os pedaços maiores devem assentar sobre a extremidade da peça seguinte ao qual está ligado. Isto irá permitir que a gravidade tenha um maior efeito sobre a velocidade da bolinha. Teste e esboce a pista para que ela se suporte sozinha. Se ela não pode ficar em pé sozinha, é uma boa ideia anexar a parte superior da pista a um objeto fixo, como uma caixa.

  4. Teste a pista utilizando uma bola de gude. Faça as alterações necessárias, como a altura de um pilar ou o ângulo de uma peça. Usar fita adesiva permite que você faça isso, pois pode ser facilmente removida e re-colocadas.

Loading...

O que você precisa

  • Papel
  • Caneta
  • Tubos de papelão
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Bolinha de gude
Loading ...
Loading ...