Como construir um sofá cama

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A colocação dos travesseiros de forma engenhosa e o leito correto podem transformar um sofá cama em um verdadeiro sofá, e vice versa. Faça seu próprio sofá cama usando materiais acessíveis e irá economizar muito dinheiro. Quando você faz seu próprio sofá cama ao invés de comprar um, você irá escolher tudo nele - até mesmo a cor da madeira. Construir um sofá cama é um projeto simples que um adepto dedicado do faça-você-mesmo completará em uma questão de horas.

Comece cortando a medeira

Passo 1

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Corte duas pranchas de madeira de 5 x 10 cm, com 2,10 m de comprimento para serem as laterais longas do sofá cama, usando um serrote ou uma serra de mesa. Meça cuidadosamente e marque seu corte primeiramente com um lápis. Corte seis pranchas de madeira de 5 cm x 10 cm, com 1 m de comprimento para servirem de vigas ou travas, e corte 12 pranchas de madeira de 5 cm x 10 cm, com 2,10 m de comprimento para serem as pranchas da plataforma. As pranchas mais longas serão a plataforma para sustentar o leito acolchoado.

Passo 2

Pixland/Pixland/Getty Images

Coloque duas pranchas de madeira de 2,10 m de comprimento em uma superfície de trabalho plana e nivelada, onde haja bastante espaço para o seu projeto. As duas pranchas ficarão paralelas uma em relação à outra e irão se apoiar contra o piso sobre suas bordas.

Passo 3

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Coloque duas pranchas de 5 cm x 10 cm, com 1 m de comprimento apoiadas nas extremidades das pranchas mais compridas, criando um retângulo. Novamente, você colocará estas duas pranchas sobre suas bordas. Encaixe as pranchas curtas de madeira nas pontas das pranchas longas, de forma que o retângulo formado meça aproximadamente 1,10 m de comprimento.

Passo 4

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Parafuse os cantos do retângulo de madeira usando parafusos de 7,5 cm para madeira para formar uma armação sólida.

Passo 5

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Meça o lado longo da armação de madeira, fazendo uma marcação com lápis à cada 40 cm. As marcas representam as travas que você colocará na armação para deixar o sofá cama forte o suficiente para aguentar o peso de uma pessoa.

Passo 6

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Faça furos em cada marca usando uma broca escareadora. Faça furos coincidentes ao longo do lado oposto da armação, exatamente opostos à primeira fileira de furos.

Passo 7

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Coloque as quatro pranchas de 1 m de comprimento que sobraram dentro da armação em cada um dos furos feitos. Da mesma forma que fez com as outras pranchas de madeira, coloque travas de forma que suas superfícies mais largas estejam na perpendicular em relação ao solo; elas ficarão perfeitamente paralelas às pranchas mais curtas da armação.

Passo 8

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Coloque os parafusos para madeira nos furos para segurar as travas no lugar.

Passo 9

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Cubra a parte de cima da armação com cola para madeira, colocando uma lâmina de cola ao longo do comprimento de cada borda.

Passo 10

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Distribua as pranchas da plataforma de atravessado na armação de forma que cada extremidade das pranchas se projete 2,5 cm para fora da armação. Cada prancha deve manter um espaço de 1,30 cm entre ela e as laterias de cada lado. Pressione firmemente após a colocação de cada prancha.

Passo 11

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Coloque parafusos nas extremidades de cada prancha, fixando-os diretamente em alguma parte subjacente da armação de madeira, de forma a ficarem bem presos.

Passo 12

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Vire o sofá cama de cabeça para baixo de forma que as pranchas da plataforma fiquem dispostas sobre uma área plana.

Passo 13

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Coloque as quatro pranchas de madeira de 10 cm x 10 cm encaixadas em cada canto, de forma a ficarem dentro (e niveladas) da armação retangular que você construiu.

Passo 14

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Parafuse, usando parafusos de madeira, a armação retangular nas pranchas 10 cm x 10 cm. Use dois ou mais parafusos para cada uma destas pranchas; Elas serão as pernas de seu sofá cama, e então você deseja que fiquem seguras.

Passo 15

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Lixe a madeira com uma lixa grossa para remover farpas.

Passo 16

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Preencha os furos feitos com a furadeira usando uma massa preenchedora para madeira e deixe-a secar.

Passo 17

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Escove o sofá cama com uma escova de cerdas macias para remover a serragem, e aplique tinta ou verniz conforme desejado.

Passo 18

Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images

Deixe o sofá cama secar antes de colocar nele almofadas e travesseiros.

Mais recentes

×