Como contar pontos de crochê

S. Faloon 2009
O sucesso de uma peça de crochê depende fortemente de contar corretamente os pontos. Conforme fizer a peça coluna a coluna, você precisa contar direito o número de pontos que faz. Não fazer isso cria fileiras irregulares, peças deformadas e que não servem direito. Comece aprendendo a contar os pontos de crochê na fileira base da peça.
Crochê em círculos
Step 1

Conte os pontos ou as voltas começando na agulha de crochê e mova-a de volta por dentro do primeiro ponto feito na base da fileira. O nó inicial ficará no verso dos pontos verdadeiros.
Step 2

Note o lugar ou a base de um ponto quando fizer um crochê duplo ou triplo. É essa parte do ponto que você pode usar ao contar seus pontos. Ao fazer uma peça redonda, esse lugar é onde anexará um marcador de pontos.
Step 3

Conte os pontos colocando seu dedo no primeiro, que é onde sua agulha está. A partir da agulha, conte os pontos movendo o polegar seguindo a fileira.
Step 4
Conte o topo de uma peça em andamento pelas voltas de cima. Coloque o polegar no lugar da última volta e conte-as conforme mover o dedo para longe da agulha.
Fileira de crochê
Step 1

Comece uma fileira reta com um nó. Faça o primeiro ponto da fila e conte-o como o número 1.
Step 2

Conte os pontos a partir da agulha.
Step 3
Conte os pontos fileira a fileira. Conte cada vez que terminar uma fileira para ver se fez o número certo de pontos. É mais fácil desfazer uma delas do que toda uma peça.
Step 4

Coloque a peça em uma mesa e conte os pontos e as voltas na última fileira feita.
Step 5
Aumente o número de pontos em uma fileira de acordo com a posição do padrão. Lembre-se de contar cada aumento como pontos a mais. Por exemplo, quando for fazer dois pontos duplos na primeira fileira, conte dois pontos.
Dica
- Quando estiver fazendo uma peça mais complicada, anote o número da fileira e o número de pontos. Esse é outro jeito de conferir seu trabalho.
Sobre o Autor
Suzie Faloon is a freelance writer who has written online content for various websites. As a professional crafter and floral designer, Faloon owned a florist business for nearly 25 years. She completed the Institute of Children's Literature course in 1988.
Créditos Fotográficos
S. Faloon 2009