Como contar pontos de crochê

••• S. Faloon 2009

O sucesso de uma peça de crochê depende fortemente de contar corretamente os pontos. Conforme fizer a peça coluna a coluna, você precisa contar direito o número de pontos que faz. Não fazer isso cria fileiras irregulares, peças deformadas e que não servem direito. Comece aprendendo a contar os pontos de crochê na fileira base da peça.

Crochê em círculos

Passo 1

Conte os pontos ou as voltas começando na agulha de crochê e mova-a de volta por dentro do primeiro ponto feito na base da fileira. O nó inicial ficará no verso dos pontos verdadeiros.

Passo 2

Note o lugar ou a base de um ponto quando fizer um crochê duplo ou triplo. É essa parte do ponto que você pode usar ao contar seus pontos. Ao fazer uma peça redonda, esse lugar é onde anexará um marcador de pontos.

Passo 3

Conte os pontos colocando seu dedo no primeiro, que é onde sua agulha está. A partir da agulha, conte os pontos movendo o polegar seguindo a fileira.

Passo 4

Conte o topo de uma peça em andamento pelas voltas de cima. Coloque o polegar no lugar da última volta e conte-as conforme mover o dedo para longe da agulha.

Fileira de crochê

Passo 1

Comece uma fileira reta com um nó. Faça o primeiro ponto da fila e conte-o como o número 1.

Passo 2

Conte os pontos a partir da agulha.

Passo 3

Conte os pontos fileira a fileira. Conte cada vez que terminar uma fileira para ver se fez o número certo de pontos. É mais fácil desfazer uma delas do que toda uma peça.

Passo 4

Coloque a peça em uma mesa e conte os pontos e as voltas na última fileira feita.

Passo 5

Aumente o número de pontos em uma fileira de acordo com a posição do padrão. Lembre-se de contar cada aumento como pontos a mais. Por exemplo, quando for fazer dois pontos duplos na primeira fileira, conte dois pontos.

Mais recentes

×