Como salvar um arquivo CSV no formato UTF-8

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

O UTF-8 é um conjunto de codificação que pode conter qualquer caractere de código unitário, sendo ainda mais compacto do que o ASCII. Por essa razão, o UTF-8 é apropriado para escrever códigos usados em programas multiplataforma. Muitas pessoas utilizam a codificação UTF-8 para enviar e receber e-mail em várias linguagens. Infelizmente, nem todos os aplicativos podem codificar arquivos, usando o UTF-8 como padrão, e o Microsoft Excel é um deles. Em vez de usar código unitário, o Excel codifica arquivos CSV usando o ANSI. Para isso, você precisa alterar o conjunto de caracteres padrões do Excel. Se você não tiver o Excel instalado, pode usar o Bloco de notas para criar uma versão UTF-8 do seu arquivo.

Usando o Bloco de Notas

Passo 1

Clique em "Iniciar", digite com "notepad" (bloco de notas) no campo de procura e pressione "Enter" para iniciar o aplicativo.

Passo 2

Clique em "Arquivo", depois, em "Abrir". Clique no menu suspenso ao lado do campo "Nome do arquivo" e, depois, escolha "Todos os arquivos".

Passo 3

Localize o arquivo CSV que você deseja converter para o UTF-8. Selecione-o e clique em "Abrir". Isso vai carregar os dados do CSV no seu Bloco de Notas.

Passo 4

Abra o menu "Arquivo", novamente, e clique em "Salvar como". Digite o nome do arquivo. Certifique-se de incluir ".csv" na extensão de arquivo.

Passo 5

Clique no menu suspenso, ao lado de "Salvar como tipo de arquivo" e escolha "Todos os arquivos".

Passo 6

Acesse "Codificação" e selecione "UTF-8" no menu suspenso. Clique em "Salvar".

Usando o Microsoft Excel

Passo 1

Inicie o Microsoft Excel. Clique no botão do Microsoft Office e, depois, escolha "Abrir". Selecione o seu arquivo CSV na lista e clique em "Abrir".

Passo 2

Clique no botão do Microsoft Office e, depois, clique em "Salvar como". Digite o nome do arquivo.

Passo 3

Clique no menu suspenso, ao lado do "Salvar como tipo de arquivo" e, depois, escolha "CSV", que o delimitará por vírgulas.

Passo 4

Clique no botão "Ferramentas" na porção inferior da janela e, depois, escolha "Opções da web".

Passo 5

Acesse aba "Codificação". Abaixo de "Salvar esse documento como", clique no menu suspenso e escolha "Unicode (UTF-8)". Clique em "Ok" e, depois, em "Salvar".

Mais recentes

×