×
Loading ...

Como converter uma taxa de bits para uma taxa de símbolos

"Taxa de bits" e "taxa de símbolos" são dois valores usados em telecomunicações para expressar a quantidade de informação transmitida com o tempo, respectivamente bits e símbolos (por exemplo, pulsos ou tons). Os dois valores têm uma relação direta.

Instruções

As taxas de bits e de símbolos são usadas em telecomunicações (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Calcule a quantidade de bits transmitidos por símbolo. Diferentes circuitos usam diferentes métodos de modulação para poder transmitir vários bits de uma vez. Em um sistema de dois tons, o primeiro levará o valor 0, e o segundo levará o valor 1. Como o símbolo deve levar um do valores, estará transferindo 1 bit. Em um sistema de 4 tons, a quantidade de bits se duplica.

    Loading...
  2. Divida a taxa de bits pela quantidade de bits transmitida em cada símbolo. Por exemplo, se um modulador de dois tons transmitir a 40 Mb por segundo e cada símbolo levar 1 bit (2 tons por bit), a taxa de símbolos será de 40 Mb/s dividida por 1, ou seja, 40 megassímbolos por segundo. De forma similar, um modulador de 4 tons à mesma velocidade, com 2 bits por símbolo (2 tons por bit), a taxa é de 40 Mb/s dividida por 2, ou 20 megasímbolos por segundo.

  3. Expresse seus resultados em símbolos por segundo ou bauds. A taxa de bauds é diferente à taxa de bits, pois representa a quantidade de vezes por segundo que o sinal muda de estado no canal (um dado importante) e não a quantidade de bits transmitidas.

Loading...

Dicas

  • Os circuitos de alta qualidade usam mais símbolos por segundo, o que permite uma comunicação muito mais eficiente. Usar quatro tons (transmitir dois conjuntos de bits ao mesmo tempo) é a norma em comunicações satelitais. O algoritmo de modulação QPSK (modulação por deslocamento de fase quádrupla) usa 4 tons por sinal, duplicando a eficiência do algoritmo de modulação de 2 tons; o algoritmo 8PSK usa 8 tons por sinal, o que resulta ainda mais eficiente.

Referências

Loading ...
Loading ...