Espécies de lagartos que mudam de cor

Os camaleões são um dos mais conhecidos lagartos que mudam de cor

chameleon image by Josef F Stuefer from Fotolia.com

A camuflagem é usada por seres humanos, mas para muitos animais é simplesmente uma ocorrência natural. Entre elas, várias espécies de lagartos alteram as cores por razões específicas. A maioria dos lagartos camuflam-se em resposta às condições ambientais, tais como mudanças de temperatura ou eventos estressantes. Os problemas podem ser decifrados analisando a razão pela qual a mudança ocorre.

Camaleões

O camaleão é nativo da África, Ásia, Madagascar e sul da Europa, onde ele habita em savanas, florestas tropicais e em climas que são semidesérticos. De acordo com o Zoológico de San Diego, camaleões mudam de cor para expressar medo ou agressão. Isto também ocorre em resposta a oscilações na temperatura, umidade ou luz. O uso da cor serve como comunicação entre os lagartos machos. A mudança de cor acontece devido às quatro camadas de pele que os camaleões têm, permitindo que eles reflitam uma grande variedade de cores, incluindo amarelo, azul e branco.

Anolis

Vários tipos de anolis são mantidos como animais de estimação, mas apenas o anoli verde é nativo dos Estados Unidos, onde vive em regiões Sudeste, como a Flórida. Os anolis tem habilidades de mudança de cor mais limitadas do que os camaleões, indo do verde ao marrom escuro. Essas mudanças indicam os níveis de estresse, se um anolis fica marrom escuro, ele está estressado. Frequentemente eles ficam marrom durante o dia, mas voltam a ficar verde à noite, quando há menos estimulação de estresse com o escuro.

Dragões barbudos

Dragões barbudos são nativos da Austrália. Embora a maioria tenda a ser cinza, outras variedades de cores também estão disponíveis, tais como marrom, preto, laranja e castanho. Dragões barbudos mudam de cor em resposta ao estresse e alterações ambientais, com manchas que se tornam cada vez mais proeminentes quando os animais estão assustados ou agressivos. Em clima frio, eles ficam mais escuros.

Iguana

A família iguana é muito grande, com uma vasta gama de cores, incluindo verde, marrom, azul, vermelho, branco e cinza. A maioria das espécies são nativas da América do Sul, América Central e da América Latina, embora elas vivam em uma grande variedade de climas e regiões, desde florestas tropicais até desertos. Iguanas mudam de cor à medida que envelhecem. Lagartos jovens sempre nascem verde brilhante, e à medida que amadurecem, suas verdadeiras cores surgem. Iguanas também mudam de cor em resposta a estresse ou mudanças de temperatura. A iguana azul tem uma cor turquesa vibrante e vive sob temperaturas favoráveis​​, mas torna-se verde quando está estressado ou com muito frio.

eHow Brasil
×