Como cultivar a quaresmeira

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A Tibouchina granulosa, ou quaresmeira, cresce principalmente em áreas tropicais e subtropicais. A árvore pode alcançar 5 m de altura mas, se deixada sem poda, pode desenvolver-se como arbusto. A quaresmeira produz flores roxas de 5 cm no verão, outono e inverno, embora algumas flores possam abrir a qualquer época do ano. As grandes folhas verdes têm uma coloração escura atraente. Essa planta requer um mínimo de manutenção, além da poda anual.

Passo 1

Plante a quaresmeira em um solo bem drenado que receba luz solar parcial a completa, o que significa um mínimo de cinco horas de luminosidade diária. Plante o arbusto no solo na mesma profundidade em que estava plantado no vaso do viveiro, uma vez que plantá-lo muito no fundo pode matar a planta.

Passo 2

Regue-a uma vez por semana para que o solo fique úmido, mas não encharcado. O solo muito molhado pode danificar a planta.

Passo 3

Pode o crescimento de grama ao redor da base da árvore usando uma tesoura, se necessário, nos primeiros dois anos, até que a árvore se estabeleça. Corte todas as hastes que possam formar-se ao redor da base, deixando apenas um tronco principal.

Passo 4

Retire os galhos fracos ou danificados após o fim da primeira floração no início do verão. Corte os ramos floridos que brotam ao final do galho ou corte as flores para encorajar crescimento completo e mais flores. Pode mais os galhos para impedí-los de estender-se ao chão, se necessário.

Passo 5

Fertilize a quaresmeira com fertilizantes formulados para plantas ácidas, como os da azaléia. Aplique-o seguindo as instruções da embalagem, de acordo com o tamanho e idade da sua árvore.

Mais recentes

×