Como cortar madeira com uma esmerilhadeira

••• NA/PhotoObjects.net/Getty Images

Uma esmerilhadeira angular é normalmente usada para cortar ou moer metal. No entanto, ela pode ser modificada para cortar madeira apenas substituindo a lâmina para uma mais adequada. As serras de madeira têm proteções para lâminas que impedem suas mãos de encostar nelas. Uma esmerilhadeira não tem esse dispositivo de segurança, porque é designada para moer metais. Por isso, quando utilizar uma lâmina para madeiras em um equipamento assim, tenha bastante cuidado. Segure a ferramenta firmemente com as duas mãos, use óculos de segurança e vista calças de proteção.

Passo 1

Desconecte a esmerilhadeira da parede. Gire a lâmina com a mão enquanto pressiona o mecanismo de bloqueio para baixo. Se o botão comprimir, e a lâmina parar de se mover, você terá travado a lâmina na posição parada. Continue segurando o botão para baixo.

Passo 2

Solte a porca que prende a roda abrasiva na ferramenta girando-a no sentido anti-horário. Empurre a roda para fora do eixo de transmissão.

Passo 3

Insira a lâmina para corte de madeira no eixo certificando-se de que os dentes dela estejam na direção da rotação da ferramenta.

Passo 4

Fixe a lâmina na esmerilhadeira com a porca removida anteriormente. Aperte-a com uma chave inglesa.

Passo 5

Coloque as calças de proteção e os óculos de segurança para proteger seu corpo. Segure a esmerilhadeira firmemente com as duas mãos.

Passo 6

Insira a lâmina lentamente na superfície da madeira mantendo a posição do objeto. Se a lâmina estiver inclinada para fora do centro da linha de corte, a esmerilhadeira vai cortar de forma errada e poderá até feri-lo.

Mais recentes

×