Como cortar telhas de fibra de vidro onduladas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Além de servirem para cobrir uma área, mesmo sendo leves, as telhas de fibra de vidro onduladas ainda permitem que a luz difusa penetre no local. A ondulação delas aumenta a sua resistência. Para cortar esse tipo de telha é preciso usar ferramentas que sejam rápidas na hora de fazer o corte, para que ela não rache ou se quebre em pedaços. Tanto as serras manuais quanto as elétricas, usadas para cortar madeira, também servem para as telhas de fibra de vidro se você tiver o tipo certo de serra e se fizer a pressão adequada sobre a ferramenta.

Step 1

Coloque uma das folhas de telha sobre a bancada de serviços.

Step 2

Estique a trena de uma ponta da telha até a parte onde deseja cortar e marque com o lápis. Faça riscos de referência o suficiente para depois traçar uma linha sobre a peça.

Step 3

Segure a telha com uma das mãos, sem fazer muita pressão, mas o suficiente para mantê-la no lugar durante o corte.

Step 4

Coloque a serra da máquina no começo da linha traçada a lápis sobre a telha. Depois ligue a serra e a force para frente bem devagar, em um ritmo constante, em direção à outra extremidade da peça para começar a cortá-la. Deixe a telha vibrar um pouco, enquanto faz o corte, para evitar rachaduras.

Step 5

Empurre a serra com mais velocidade à medida que for chegando ao final da linha de corte e depois coloque o pedaço serrado em algum lugar.

Step 6

Passe a lâmina do estilete pela extremidade cortada da telha para tirar as rebarbas de fibra de vidro.

×