Como quebrar uma laje de concreto

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Se você estiver reformando ou reparando uma construção, pode ser necessário remover lajes de concreto existentes. Concreto sólido é incrivelmente forte, sendo, por isso, o material de escolha na sustentação das construções. Quebrar uma laje de concreto é um trabalho muito desgastante fisicamente, mesmo se você utilizar máquinas de grande porte e martelos pneumáticos para ajudá-lo. Você deve estar em boa forma física para realizar esta tarefa.

Como quebrar uma laje de concreto

Passo 1

Inicie em um canto da laje. Use a picareta para cavar a extremidade da laje até que você possa ver o fundo do concreto. Se a sua laje é mais espessa do que 8 cm, vá para a Etapa 4. Para lajes mais finas, vá para a Etapa 2.

Passo 2

Use um calço para auxiliar a picareta sob a laje e segure o cabo para baixo, de modo que a picareta aplique uma pressão para cima.

Passo 3

Bata na parte superior da laje repetidamente com uma marreta, aproximadamente a 30 cm de distância a partir da extremidade (onde a picareta está encravada). A laje de concreto vai começar a quebrar conforme você bate com a marreta e a picareta continuará a aplicar mais e mais pressão sob a laje. Quando a picareta se soltar, retire-a da laje e fixe-a novamente, da mesma forma, em uma parte de concreto que ainda está inteira. Continue batendo e quebrando (movendo a picareta conforme o concreto rachar) até a laje ser totalmente quebrada e depois removida.

Passo 4

Quebre a laje mais espessa utilizando um martelo picareta, para lascar o concreto, ou um martelo pneumático. A máquina irá fornecer a força repetitiva necessária para quebrar o concreto e você não vai precisar quebrar uma laje de 30 cm de espessura com uma marreta. Martelos pneumáticos são muito grandes e estão ligados a mini máquinas ou máquinas de escavação.

Passo 5

Corte as barras metálicas (se sua laje tem vergalhões) com a solda, para destruir o concreto e os vergalhões e, então, remover a laje.

Mais recentes

×