Como cortar um tubo de fibra de vidro

••• George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Fibra de vidro é uma combinação de plástico reforçado com finas fibras de vidro. Visto que é bem leve e resistente, a fibra de vidro é geralmente utilizada na construção de botes, veículos, banheiras, tanques de água, telhados, folhas de portas externas, encanamentos e tubulações. A maioria das empresas que comercializam a fibra de vidro realizam os cortes que você precisar. Isso é o mais recomendável, tanto por questão de agilidade como de segurança. No entanto, com as ferramentas certas e as devidas precauções, o corte de tubos de fibra de vidro não é necessariamente uma tarefa difícil.

Passo 1

Tome medidas para garantir sua segurança. Utilize uma máscara anti-pó ou um respirador, óculos de proteção e luvas ao realizar o corte. Se possível, faça isso em um ambiente externo. Certifique-se que não haja nenhum animal doméstico ou pessoa desprotegida nos arredores.

Passo 2

Selecione sua ferramenta de corte. Para trabalhos pequenos, um arco de serra com dentes finos funciona bem. Pode-se utilizar também uma serra de esquadria ou circular com lâmina fina e abrasiva (não utilize lâmina dentada).

Passo 3

Faça uma marca na fibra de vidro em sua circunferência. Meça utilizando um objeto reto e certifique-se que a marca de corte esteja em um ângulo correto em relação ao eixo do tubo.

Passo 4

Apoie ambos os lados do corte para que nenhum deles caia ao fim do processo. Coloque um pedaço de madeira no ponto de corte. Se for necessário girar o tubo durante o processo de corte, deixe pelo menos um quarto da circunferência intacta para evitar danos.

Passo 5

Verifique se as extremidades estão em boas condições depois de concluir o corte. Elimine os resíduos de fibra de vidro e utilize um aspirador para remover o pó.

Mais recentes

×