Como fazer uma persiana vertical caseira

••• champers ii, barbados image by Scott Slattery from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Você pode criar um apetrecho personalizado para as janelas de sua casa criando uma persiana vertical de baixo custo, utilizando apenas tecido e um kit de rolos de persiana que pode ser adquirido em uma loja de decorações. Esse tipo de persiana funciona bem em janelas estreitas encontradas nas cozinhas e nos banheiros por exemplo, bloqueando a luz solar e criando a sombra desejada. Escolha um tecido de peso médio que se enrole sem problemas para obter melhores resultados. Adicione uma cortina, um saiote ou um tecido com bom caimento a sua persiana para dar um ar completo de decoração na sua casa.

Passo 1

Meça o comprimento da abertura de sua janela e adicione 30 centímetros para cobrir o cilindro do rolo. Meça também o comprimento do rolo para determinar a largura do tecido.

Passo 2

Endureça o tecido aplicando algum produto para engomá-lo de acordo com as instruções da embalagem. Coloque o tecido sobre uma superfície plana para secar completamente.

Passo 3

Corte o tecido com o tamanho desejado da persiana. Vire a borda inferior cerca de 4 centímetros para o lado avesso e costure 0,5 centímetros a partir da primeira borda, utilizando um ponto reto de uma máquina de costura para fixar a bainha.

Passo 4

Coloque o tecido sobre uma superfície plana com o lado direito virado para cima. Desenhe uma linha reta em toda a extensão da largura do tecido com 2,5 centímetros a partir do topo para servir de guia quando for enrolá-lo.

Passo 5

Prenda uma tira de fita adesiva ao longo da borda superior da persiana e pregue o tecido no rolo usando uma linha para garantir que o tecido fique reto e caindo para trás do rolo.

Passo 6

Enrole vários centímetros da persiana de tecido no rolo. Instale os acessórios da moldura e encaixe o conjunto em seu lugar.

Passo 7

Utilizando o cabo de tração, alongue e encurte a sombra da persiana até que a tensão de "abre e fecha" se torne suave.

Mais recentes

×