Cravos são tóxicos para os gatos?

cat image by Krzysztof Kiercul from Fotolia.com

Cravos são flores coloridas que embelezam casas e jardins, mas os donos de gatos devem pensar bem antes de colocá-los em torno de suas casas. A Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra os Animais (SAPCA), uma entidade norte-americana, adverte que os cravos são tóxicos para os gatos.

Toxicidade

Cravos, ou Dianthus caryophyllus, são levemente tóxicos para gatos e outros animais de estimação, de acordo com o site Pet Place. A SAPCA afirma que eles contêm uma substância irritante não identificada que provoca reações tóxicas em gatos.

Perigo

carnation image by Andy Sears from Fotolia.com

Gatos têm instinto de caça fazendo com que muitos objetos domésticos pareçam presas ou brinquedos para eles, inclusive flores. Os gatos podem brincar arranhando cravos, mas se eles morderem ou comerem a planta, podem sofrer envenenamento.

Sintomas

Os sintomas de intoxicação de cravo em gatos incluem vômitos, salivação excessiva, diarreia e dermatite, de acordo com a SAPCA e o Pet Place. Também pode causar dor de estômago nos gatos, fazendo-os parar de comer sua comida regular.

Tratamento

Gatos que sofrem de envenenamento de cravo precisam consultar um veterinário imediatamente para tratamento. A SAPCA recomenda chamar sua linha de controle de veneno ligando 1-888-426-4435 (número válido apenas para ligações feitas nos Estados Unidos) se um veterinário local não estiver disponível.

×