As plantas de manjericão são venenosas para os gatos?

••• ULTRA.F/Digital Vision/Getty Images

Os gatos são curiosos por natureza e muitas vezes são tentados a mordiscar as plantas no jardim ou em casa. Os donos do gato devem garantir a segurança dos seus animais de estimação, eliminando o acesso às plantas venenosas. Plantas de manjericão são seguras em torno de animais pois não são tóxicas.

Potencial

As plantas de manjericão são identificadas pelo lado oposto das folhas e hastes que possuem uma forma quadrada. O manjericão varia de 20 a 60 cm de altura e são plantas de casa comuns. De acordo com a ASPCA (sociedade protetora dos animais nos EUA), a planta de manjericão não é venenosa para gatos, se consumida em pequenas doses.

Efeitos

A ingestão de qualquer material de planta pode ocasionalmente causar reações adversas em gatos. Eles podem experimentar sintomas tais como depressão, diarreia e vômitos, mas são geralmente leves. Reações alérgicas podem ocorrer com a ingestão de qualquer tipo de planta.

Considerações

Gatos que ingerem a planta de manjericão e experimentam sintomas contínuos ou severos devem ser avaliados por um veterinário. Pegar um pedaço da planta ingerida é uma boa ideia, deste modo o veterinário poderá identificá-lo corretamente.

Mais recentes

×