Crescimento do cabelo após uma micose no couro cabeludo

coiffure et chignon image by rachid amrous-spleen from Fotolia.com
A micose do couro cabeludo é comum entre as crianças, mas pode afetar pessoas de todas as idades. Um dos sintomas da doença é a perda do cabelo, que pode causar um grande desconforto e infelicidade naqueles que sofrem da condição. Felizmente, a perda de cabelo devido à doença geralmente é apenas temporária.
Micose do couro cabeludo
A micose no couro cabeludo, ou tinea capitis, é uma infecção fúngica do couro cabeludo que pode resultar em coceira, lesões vermelhas e cheias de pus e perda repentina de cabelo, que ocorre porque as fibras se quebram geralmente devido à coceira ou ao fungo.
Causas
A micose do couro cabeludo causada por fungo prospera em lugares úmidos e quentes. Assim, pessoas com ferimentos leves no couro cabeludo, cabeça constantemente molhada e práticas pobres de higiene são particularmente vulneráveis. No entanto, o fungo também pode ser transmitido através de artigos contaminados, como pentes. Animais de estimação também podem espalhá-lo, principalmente os gatos.
Tratamento
Micose no couro cabeludo é tratada com remédios antifúngicos como griseofulvina, terbinafina e itraconazol, todos tomados por via oral. Eles combatem o fungo, e os xampus medicinais são usados para evitar que a micose se espalhe.
Queda de cabelo
A perda do cabelo causada por uma micose do couro cabeludo geralmente é temporária, significando que, uma vez que a causa tenha sido tratada, o cabelo deve começar o seu novo ciclo de crescimento. Assim, os cabelos que foram perdidos durante a infecção devem voltar espontaneamente, embora a queda possa continuar por seis a oito meses.
Considerações
A micose do couro cabeludo pode ser causada um fungo persistente, significando que, embora os outros sintomas tenham desaparecidos, o fungo pode se desenvolver mais uma vez. Caso você perceba que a quantidade de queda do cabelo devido a uma infecção não diminuiu em um ou dois meses após o fungo ter sido tratado, talvez você esteja tendo uma recaída e deve consultar o seu médico. Lesões de micose no couro cabeludo também podem causar cicatrizes. Caso isso aconteça, dificulta o crescimento do cabelo. Consulte o seu médico sobre as opções para remover a cicatriz e estimular o crescimento do cabelo.
Referências
Sobre o Autor
Alexander Kennard started writing in 2003. He has written music reviews and articles for "The Reflector" at Mount Royal University in Calgary, Canada, and has been published on antigonishreview.com. He has a Master of Arts in English from the University of Victoria.
Créditos Fotográficos
coiffure et chignon image by rachid amrous-spleen from Fotolia.com