×
Loading ...

Como criar atividades para ajudar crianças da pré-escola a aprender o alfabeto

Os alunos da pré-escola aprendem a distinguir entre desenho e escrita e a ler sua própria escrita. Nessa idade, eles começam a reconhecer e escrever o alfabeto e devem ser capazes de escrever seus nomes. As atividades para ensinar o alfabeto envolvem o traço e prática repetitiva, permitindo que eles adquiram controle sobre o lápis. Conforme progridem além dos traços verticais em linha reta, as crianças pré-escolares podem tentar linhas diagonais, curvas e em zigue-zague. Crie ferramentas para as crianças, de forma que elas possam escrever e apagar com facilidade, motivando-as a praticar.

Instruções

As crianças podem pintar sobre as letras com água e praticar seus traços (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)
  1. Escreva o nome de cada criança em uma folha de caderno, que consiste em uma linha quebrada posicionada entre duas linhas paralelas contínuas. Cubra as folhas com papel contact transparente. Ensine as crianças a traçarem seus nomes com canetinha ou giz de cera. Depois, dê a cada aluno um pano umedecido e instrua-os a limparem o que escreveram e repetirem o exercício.

    Loading...
  2. Distribua um pincel e um copo de plástico com água e separe um espaço no quadro-negro para cada criança. Escreva o nome do aluno ou algumas letras com giz na frente de cada um. Peça às crianças para mergulharem seus pincéis na água e pintarem sobre o que você escreveu, apagando o que está escrito. Desafie-os a usarem a menor quantidade de água possível para manterem seus traços precisos.

  3. Diga aos alunos para trazerem 36 capas de plástico que são usadas para guardar cartões e um chaveiro grande. Eles devem escrever cada letra do alfabeto e os números de um a nove em fichas separadas. Peça-lhes para colocar uma ficha em cada capa de plástico e use um furador resistente para fazer furos em vários cartões plásticos quando os alunos terminarem de inserir suas fichas nas capas. Instrua-os a colocarem o alfabeto e os números encapados em ordem e diga-lhes para usar o chaveiro para prender todos os cartões pelos orifícios. Entregue a cada aluno uma caneta hidrográfica e um pano. Agora eles devem traçar cada letra de cada cartão. Instrua-os a apagarem a escrita com o pano conforme eles treinam e diga que eles devem usar o chaveiro do alfabeto regularmente para praticar a escrita de letras e números.

  4. Recolha revistas velhas, cadernos pequenos, canetas hidrográficas, giz de cera, tesoura e cola. Distribua um caderno pequeno para cada criança. Instrua as crianças a escrever uma letra do alfabeto por página. Ajude-as a encontrar imagens de objetos ou animais nas revistas que coincidam com as letras do alfabeto. Peça-lhes para colar as fotos ao lado das letras corretas em seus livros de alfabeto.

Loading...

O que você precisa

  • Papel pautado
  • Canetas ou canetinhas
  • Papel contact transparente
  • Trapos ou retalhos de pano
  • 36 capas para cartões de plástico por criança
  • Chaveiros grandes
  • Furador
  • Giz de cera ou canetas hidrográficas
  • Revistas antigas
  • Cadernos pequenos
  • Tesoura
  • Cola

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...