Como criar uma cocota?

As cocotas são divertidas e amáveis

Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images

A cocota, um papagaio cinza de médio porte, muitas vezes referido como caturrita, é uma ave social acolhedora. Elas são leais e vinculam-se rapidamente aos seus donos. Embora sejam excelentes animais de estimação, não se dão bem com crianças pequenas, pois tendem a bicar quando mãos pequenas alcançam através das barras da gaiola. Elas são adequadas para crianças mais velhas, em idade escolar. Segundo Doctors Foster & Smith, um site educativo sobre animais de estimação, as cocotas são mais fáceis de treinar quando pequenas, e para melhores resultados devem ser socializadas em uma idade precoce.

Step 1

Forneça um ambiente seguro, onde a ave possa ser vista por familiares e convidados. Um lugar apropriado seria uma sala de estar ou jantar.

Step 2

Socialize o seu pássaro todos os dias, de 15 a 20 minutos, dando-lhe atenção. Concentre-se em conversar e ensinar novos truques durante esse período. Ensine um novo vocabulário e converse com a ave como se estivesse falando com uma criança pequena.

Step 3

Oriente e estabeleça regras, mantendo-se consistente sobre elas. De acordo com Sally Blanchard, especialista em comportamento aviário e contribuidora da NOVA online, os pássaros são criaturas de hábito, por isso é importante estabelecer limites que lhe permitam criar novos comportamentos e substituir os negativos.

Step 4

Discipline o seu filhote de cocota ignorando o comportamento negativo ou usando reforço positivo ao invés de punição física, como bater, gritar ou privá-lo de alimentos.

×